Cientista da Nasa fala na COPPE sobre sistemas de proteção de ônibus espaciais

Planeta COPPE / Engenharia Química / Notícias

Data: 12/03/2003

O diretor de Proteção Térmica da Nasa, David Glass, do Langley Research Centre, esteve na COPPE, dias 13 e 14 de março, para participar do workshop Sistemas de Proteção Térmica para Veículos Orbitais. Responsável pela concepção de novos materiais e estruturas de ônibus espaciais da Nasa, Glass falou sobre as futuras gerações de veículos que estão sendo desenvolvidas pela Agência Espacial americana. Expostos a calor excessivo durante saída e entrada na atmosfera, esses veículos necessitam de um sistema de isolamento térmico capaz de garantir a integridade de sua estrutura física. Qualquer falha no sistema em ambiente de reentrada atmosférica pode ser fatal, como o acidente ocorrido no mês passado com o ônibus espacial Columbia.

Durante o evento, pesquisadores do Programa de Engenharia Mecânica da COPPE apresentaram o sistema de proteção térmica desenvolvido para recuperação do microsatélite SARA, que tem previsão de lançamento para novembro deste ano. O SARA transportará experimentos brasileiros que serão testados em ambiente de microgravidade. Sob a coordenação do professor Renato Cotta, a COPPE testou e analisou com sucesso materiais para proteção térmica do satélite. As pesquisas realizadas na instituição permitirão que o microsatélite preserve as informações científicas por ele transportado, constituindo numa valiosa contribuição em futuros projetos do País. Até hoje os satélites desenvolvidos no Brasil apenas coletavam e transmitiam dados, sendo destruídos no retorno à atmosfera terrestre em razão das altíssimas velocidades e temperaturas atingidas. Financiado pela Agência Espacial Brasileira, o lançamento estará a cargo do Instituo de Aeronáutica e Espaço e Centro Técnico Aeroespacial.

Promovido pelo Laboratório de Transmissão e Tecnologia do Calor (LTTC) da COPPE, em parceria com o Instituto de Aeronáutica e Espaço, o evento foi realizado no auditório da COPPE, Bloco G-122.