Coppe inaugura Sistema de Correnteza do LabOceano

A Coppe/UFRJ inaugurou nesta quarta-feira, 19 de dezembro, o Sistema de Correnteza do Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano). Em uma solenidade realizada no próprio laboratório, que contou com a presença de mais de 100 pessoas, o coordenador-técnico do LabOceano, professor Paulo de Tarso, fez uma breve apresentação do novo sistema que, segundo ele, mantém o laboratório da Coppe como um dos mais avançados do mundo, e com destacada importância para o desenvolvimento de tecnologias voltadas para a exploração dos recursos do pré-sal.

  • Pesquisa desenvolvida na Coppe revela novos impactos do desastre ambiental de Mariana

    Um projeto interdisciplinar de pesquisa derivado da dissertação de mestrado da aluna da Coppe/UFRJ Marcelle Cândido Cordeiro revelou que os rejeitos de mineração, levados ao rio Doce após o desastre de 2015, ainda causam impacto ambiental e risco à saúde dos 340 mil habitantes da região, sobretudo na estação chuvosa. Sob a coordenação do professor Fabiano Thompson, o estudo ganhou visibilidade internacional, com a publicação de um artigo no periódico Science of the Total Environment, no último mês de novembro.

  • Pesquisa de aluno da Coppe é premiada na Colômbia

    O ex-aluno de doutorado da Coppe/UFRJ, Mario Andrés Noriega, recebeu, no dia 27 de novembro, o XII Prêmio Nacional de Engenharia Química da Colômbia, pela tese de doutorado defendida na Coppe, em 2016, que possibilita aumentar a produtividade e reduzir custos na produção do biocombustível.

  • Coppe, Shell e Petrobras inauguram laboratório para recuperação avançada no pré-sal

    A Coppe/UFRJ inaugurou nesta quinta-feira, 29/11, o Laboratório de Recuperação Avançada de Petróleo (LRAP). Com investimento de 117 milhões de reais da Shell Brasil e da Petrobras, o laboratório está capacitado para produzir tecnologia que permitirá ao país expandir a fronteira de produção de petróleo, extraindo mais recursos das reservas já exploradas e das que ainda entrarão em operação.

/ Perfil

Jacques de Medina: o engenheiro que se descobriu professor

Carioca, nascido em 1925, o professor emérito da Coppe/UFRJ, Jacques de Medina, ingressou na Coppe, em 1967, quando...

/ Livro

Fragmentos de um Discurso Acadêmico

“Fragmentos de um Discurso Acadêmico” apresenta o percurso profissional e atividades realizadas pelo docente, com 42...

/ Vídeos da COPPE

Coppe 50 anos - Vídeo institucional

/ Newsletter COPPE

Assine a newsletter e receba em seu email as principais notícias da Coppe.