/Notícias

  • Governo sanciona, com sete vetos, lei que autoriza a criação de fundos patrimoniais

    Foi publicada, nesta segunda-feira, 7 de janeiro, a lei 13.800/2019 que dispõe sobre a constituição de fundos patrimoniais com o objetivo de arrecadar, destinar e gerir doações de pessoas físicas e jurídicas privadas para projetos de interesse público. A notícia poderia ter sido melhor para as instituições públicas, se não fosse por sete vetos interpostos pelo presidente da República, dentre os quais o veto às deduções fiscais relativas às doações para os fundos patrimoniais.

  • Advertência ao Presidente Eleito

    Em artigo publicado no jornal Folha de São Paulo, em 30 de dezembro de 2018, o professor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, adverte o presidente Jair Bolsonaro, acerca das preocupantes declarações atribuídas ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o retrocesso que tais falas antecipam para a política ambiental brasileira. Confira a íntegra na seção Artigos, do Planeta Coppe.

  • Coppe inaugura Sistema de Correnteza do LabOceano

    A Coppe/UFRJ inaugurou nesta quarta-feira, 19 de dezembro, o Sistema de Correnteza do Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano). Em uma solenidade realizada no próprio laboratório, que contou com a presença de mais de 100 pessoas, o coordenador-técnico do LabOceano, professor Paulo de Tarso, fez uma breve apresentação do novo sistema que, segundo ele, mantém o laboratório da Coppe como um dos mais avançados do mundo, e com destacada importância para o desenvolvimento de tecnologias voltadas para a exploração dos recursos do pré-sal.

  • Coppe contribui com nova edição da Norma ISO 19011

    A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) acaba de publicar, hoje, dia 20 de dezembro, a norma ABNT NBR ISO 19011:2018, que traça as diretrizes para auditoria de sistemas de gestão. O grupo de trabalho do comitê brasileiro que atuou na revisão, para essa nova edição, foi liderado por Luciana Lancellote, coordenadora da Assessoria de Gestão da Qualidade da Coppe/UFRJ (Coppe-Q).

  • Emilio La Rovere fala sobre os resultados da COP24

    O professor da Coppe/UFRJ, Emilio Lèbre La Rovere, concede entrevista ao Jornal das 10, da Globo News, sobre o resultado da COP24 que aprovou o Livro de Regras do Acordo de Paris.

  • Pesquisa desenvolvida na Coppe revela novos impactos do desastre ambiental de Mariana

    Um projeto interdisciplinar de pesquisa derivado da dissertação de mestrado da aluna da Coppe/UFRJ Marcelle Cândido Cordeiro revelou que os rejeitos de mineração, levados ao rio Doce após o desastre de 2015, ainda causam impacto ambiental e risco à saúde dos 340 mil habitantes da região, sobretudo na estação chuvosa. Sob a coordenação do professor Fabiano Thompson, o estudo ganhou visibilidade internacional, com a publicação de um artigo no periódico Science of the Total Environment, no último mês de novembro.

  • LabOceano inaugura sistema de correnteza

    O Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano) da Coppe vai inaugurar, no dia 19 de dezembro, um Sistema de Correnteza que amplia sua capacidade para reproduzir, com alta precisão, a diversidade das correntes marinhas em função da profundidade do mar. Com o novo Sistema, o laboratório se mantém entre os quatro mais capacitados no mundo para simular as condições dos oceanos, em regiões costeiras e águas profundas. A inauguração terá início, às 14h, no prédio do LabOceano, no Parque Tecnológico da UFRJ.

  • Capes homenageia criador da Coppe

    A Capes divulgou, quinta-feira, 13 de dezembro, os resultados do Prêmio Capes de Tese 2018, contemplando as melhores de teses de doutorado defendidas em 2017. Este ano, o Grande Prêmio Capes nas áreas de Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia) leva o nome do professor Alberto Luiz Coimbra, criador da Coppe.

  • Coppe e prefeitura de Maricá firmam acordo para uso de ônibus a hidrogênio

    A Coppe/UFRJ e a Prefeitura Municipal de Maricá assinam nesta sexta-feira, 14 de dezembro, um acordo de parceria que viabilizará a introdução de ônibus movidos à energia limpa como opção de transporte para a população do município. Também inclui o desenvolvimento industrial de tecnologias sustentáveis na cidade. A solenidade será realizada no gabinete do prefeito, no Paço Municipal, na rua Álvares de Castro, 346, Centro, Maricá, e terá início às 11h.

  • Coppe, Shell Brasil, ABS e SBM desenvolvem programa para extensão da vida útil de FPSOs em tempo real

    Com foco no desenvolvimento de novas tecnologias que permitam aumentar a segurança operacional, reduzir custos, e aumentar a produtividade e eficiência de seus ativos, a Shell Brasil firmou um acordo de parceria com a Coppe/UFRJ, ABS, e SBM Offshore para desenvolver ferramentas para avaliação, em tempo real, do impacto da filosofia operacional e condições ambientais na degradação de unidades de produção do tipo FPSO.

Páginas