/Notícias

• Coppe e Tsinghua promovem simpósio mundial de bioenergia

A Coppe/UFRJ e a Universidade de Tsinghua promovem, de 17 a 22 de junho, o 11º Simpósio Mundial de Bioenergia (WBS, na sigla em inglês). O evento será presidido pelo vice-diretor da Coppe, professor Romildo Toledo, e pelo professor Dehua Liu, da Universidade de Tsinghua (China). Esta edição do WBS será realizada no Hotel Windsor – Covention & Expo Center, na Barra da Tijuca.

• Rio sediará o mais importante evento de energia do hidrogênio do planeta

O Rio de Janeiro sediará, de 17 a 22 de junho, a 22ª Conferência Mundial de Energia do Hidrogênio (WHEC 2018). Esta é a primeira vez que evento mais relevante sobre o assunto será realizado no Brasil. Durante o encontro, cerca de 800 participantes, de 50 países, discutirão as mais promissoras tecnologias sustentáveis do planeta.

• Coppe sedia debate sobre Indústria 2027: riscos e oportunidades para o Brasil diante inovações disruptivas

A Coppe e o Instituto de Economia da UFRJ promovem, dia 25 de junho, o debate “Indústria 2027: riscos e oportunidades para o Brasil diante inovações disruptivas”. No evento serão discutidos os resultados do projeto homônimo, que avaliou as consequências que oito tecnologias potencialmente disruptivas trarão para dez setores da indústria brasileira, na próxima década. Aberto ao público, o evento será realizado, das 15 às 17h30, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2.

• Um olhar profundo sobre a Baía de Guanabara

O recém-constituído Capítulo de Estudantes do Instituto de Costas, Oceanos, Portos e Rios da Sociedade Americana de Engenheiros Civis na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Copri) promove nesta quarta-feira, 13 de junho, o evento “Um olhar profundo sobre a Baía de Guanabara”, das 14 às 17h, no auditório da Coppe/UFRJ. Constituído em maio, o grupo formado por alunos da Coppe é o único capítulo do Copri estabelecido fora dos Estados Unidos.

• Programa Nuclear da Marinha é tema de palestra na Coppe

No próximo dia 20 de junho, o Almirante de Esquadra, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil, proferirá palestra na Coppe/UFRJ sobre o “Programa de desenvolvimento de submarinos e o Programa Nuclear da Marinha”.

• Fundo Verde comemora sucesso de bicicletas compartilhadas na Cidade Universitária

A comunidade da UFRJ aprovou o sistema de bicicletas compartilhadas. Em funcionamento na Cidade Universitária desde setembro de 2017, o sistema já contabiliza mais de 4 mil usuários cadastrados e mais de 20 mil viagens: uma média de 130 por dia.

• Professor da Coppe recebe a Ordem do Mérito Naval

O professor Renato Cotta, da Coppe/UFRJ, foi agraciado pela Marinha do Brasil com a Ordem do Mérito Naval, no grau de Comendador. O título é um reconhecimento pelos serviços prestados pelo professor à Marinha e o estreitamento de laços com a instituição.

• Coppe, Associação Brasileira de Startups e Juntos pelo Rio promovem workshop sobre negócios sustentáveis

"Como Desenvolver seu Negócio Sustentável” é o tema do mini-workshop que a Coppe/UFRJ, em parceria com a Associação Brasileira de Startups e o movimento Juntos pelo Rio, promove dia 8 de junho na semana do meio ambiente. O evento será realizado, das 9h às 12h30, no AquaRio.

• Maglev-Cobra: operação cancelada nesta terça-feira, 29/05

O Maglev-Cobra, o trem de levitação magnética da Coppe/UFRJ, terá as viagens demonstrativas desta terça-feira, 29 de maio, canceladas em função das consequências da paralisação promovida por caminhoneiros em todo o país.

• Coppe e Coppetec debatem pontos-chave do Marco Legal da C,T&I

O Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação recém-regulamentado pelo Decreto 9.283/2018 foi tema de debate, dia 14 de maio, no auditório da Coppe. O diretor de Orçamento e Controle da Coppe/UFRJ e diretor-executivo da Fundação Coppetec, Fernando Peregrino, fez uma apresentação destacando os pontos negativos e positivos do Marco Legal