/Notícias

• André Trigueiro lança livro Cidades e Soluções

O jornalista André Trigueiro - ex-aluno e atual professor do curso de Pós-graduação executiva em Meio Ambiente (MBE) da Coppe/UFRJ - lança, no dia 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente), o livro "Cidades e Soluções: como construir uma sociedade sustentável".

• Professora da Universidade de Virginia profere palestra na Coppe sobre políticas ambientais

A professora de Ciências Ambientais e de Políticas da Universidade de Virginia (EUA), Vivian Thompson, proferirá palestra no Programa de Planejamento Energético (PPE) da Coppe, dia 31 de maio, sobre “Climate of Capitulation: an Insider’s Account of State Power in a Coal Nation”, tema do livro recém-lançado pela pesquisadora nos Estados Unidos.

• Miro Teixeira participa de debate na Coppe sobre “Diretas Já, ontem e hoje”

A Coppe/UFRJ e a Adufrj - Seção Sindical promovem, nesta sexta-feira, 26 de maio, às 11h, o debate "Diretas Já, ontem e hoje", que contará com a presença do deputado federal Miro Teixeira (Rede-RJ). Miro Teixeira é autor da PEC 227/2016, que estabelece eleições diretas no caso de vacância da Presidência da Repúblic.a

• Christophe Diot profere palestra na Coppe sobre desafios da pesquisa aeroespacial

O pesquisador francês, Christophe Diot, profere palestra na Coppe/UFRJ, nesta quarta-feira, 24 de maio, às 15h30. Diretor de tecnologia da empresa Safran, uma das líderes do setor aeroespacial, Diot apresentará os desafios da pesquisa no setor, em particular o chamado Digital Twin.

• Programa de Engenharia Oceânica da Coppe comemora 50 anos

As comemorações dos 50 anos do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe iniciam nesta sexta-feira, dia 26 de maio, com uma homenagem ao professor Dimitri Rostovtsev, do Instituto Naval de Leningrado. A convite do professor Alberto Luiz Coimbra, Dimitri chegou ao Brasil, em 1969, para ajudar a estruturar o recém-criado Programa de Engenharia Naval da Coppe.

• Professor da Coppe fala sobre formas de climatizar ambientes gastando menos energia

No Brasil, cerca de 40% dos gastos com energia elétrica, nas grandes cidades, advém do uso de aparelhos de ar condicionado. Em entrevista ao site “Projeto Colabora”, o professor Nísio Brum fala sobre novos materiais e formas de climatizar residências e locais de trabalho consumindo menos energia e, consequentemente, reduzindo a conta de luz.

• Coppe/UFRJ recebe ex-ministro Bresser-Pereira no “Ciclo Brasil e suas Perspectivas”

O professor emérito e ex-ministro, Luiz Carlos Bresser-Pereira, será o palestrante da segunda edição do “Ciclo Brasil e suas perspectivas”, dia 6 de junho, às 14h, no auditório da Coppe.

• Coppe/UFRJ promove visitas virtuais ao CERN guiadas por pesquisadores da equipe brasileira

A Coppe está promovendo visitas virtuais ao Atlas, experimento instalado no maior laboratório de física de partículas do mundo: o CERN. Composto por detectores de partículas, o Atlas teve um importante papel na descoberta do bóson de Higgs - a chamada "partícula de Deus". A visita do dia 25 de maio, terá alunos do Cefet de Nova Iguaçu, e será aberta à imprensa.

• Novo espaço de convivência agrada comunidade universitária

Desde que foi inaugurado, em março deste ano, o novo espaço de convivência do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ vem atraindo frequentadores assíduos. Fruto de uma parceria entre a Coppe/UFRJ, a Decania do CT, a Prefeitura Universitária e a Escola Politécnica (Poli/UFRJ), o local ajardinado, entre os blocos F e G, foi revitalizado e seus portões abertos ao público, das 8h às 17h.

• Ciro Gomes propõe medidas para retomada do desenvolvimento nacional

Na primeira edição do “Ciclo Brasil e suas perspectivas”, realizada nesta segunda-feira, 8 de maio, na Coppe, o ex-ministro Ciro Gomes criticou a política de juros altos, a desindustrialização do país, e propôs uma série de medidas para que o Brasil reencontre o caminho do desenvolvimento econômico.