/Notícias

• Coppe prestou homenagem ao seu criador

A homenagem prestada pela Coppe/UFRJ ao seu criador, professor Alberto Luiz Coimbra (1923-2018), dia 14 de novembro, foi marcada pela emoção. As histórias relatadas por colegas que com ele conviveram comoveram a plateia.

• Aluna da Coppe é premiada pela maior entidade científica e educacional de computação do mundo

A aluna de doutorado da Coppe/UFRJ, Linda Gabriele Gesenhues, receberá, no dia 15 de novembro, o prêmio ACM-IEEE CS George Michael Memorial HPC Fellowships, concedido pela Association for Computing Machinery (ACM), maior entidade científica e educacional de computação do mundo.

• Coppe promove 18ª edição do Colóquio Anual de Engenharia Química

O Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ promove, de 7 a 9 de novembro, o XVIII Colóquio Anual de Engenharia Química, que este ano abordará o tema "Tradição & Vanguarda". A programação deste ano, no qual o Programa completa 55 anos, incluiu homenagem aos professores Alberto Luiz Coimbra (fundador da Coppe) e Victor Teixeira da Silva.

• Coppe celebra Dia da Coppe Qualidade

A Assessoria de Gestão da Qualidade (Coppe-Q) da Coppe celebra, nesta terça-feira, 6 de novembro, o Dia da Coppe Qualidade. O evento será realizado no auditório do Programa de Engenharia Oceânica (Peno), na sala C-208, Centro de Tecnologia, das 8h30 às 16h30.

• Karamjit Gill profere palestra sobre inteligência artificial e os impactos no engajamento democrático

O professor emérito da Universidade de Brighton (Reino Unido), Karamjit Gill, proferirá palestra na Coppe/UFRJ, segunda-feira, 5 de novembro, sobre inteligência artificial e os impactos do big data, dos algoritmos e das máquinas no engajamento democrático. Aberto ao público, o evento começará, às 14h30, no auditório da Coppe, sala G-122, Centro de Tecnologia.

• "Cultura de Segurança: compreender para agir" em debate na Coppe

Coppe promove palestra do ergonomista François Daniellou, diretor do ICSI

• Pesquisadores desenvolvem sistema inovador que pode reduzir impactos na Baía de Guanabara

Um sistema inovador desenvolvido através de uma parceria entre pesquisadores da Coppe/UFRJ e da UFF pode contribuir para reduzir os impactos ambientais na Baía de Guanabara. Ele é fruto de um arranjo tecnológico, que por meio de computação de alto desempenho e modelos matemáticos, vai gerar parâmetros físicos e ambientais a partir de dados coletados por radar marítimo com frequência de Banda X, usado em grandes navios.

• Coppe presta homenagem ao seu criador

A Coppe/UFRJ promove, no dia 14 de novembro, a cerimônia de homenagem ao professor Alberto Luiz Galvão Coimbra (1923-2018), criador da Coppe, cuja determinação e ousadia contribuíram na criação da pós-graduação no Brasil, e no comprometimento da atividade de pesquisa com o desenvolvimento do país. A cerimônia, aberta ao público, será realizada, das 11 às 13 horas, no auditório da Coppe, Bloco G, sala 122.

• Aluno da Coppe é premiado por melhor dissertação de mestrado na área de Transporte

O aluno da Coppe/UFRJ, Túlio Silveira Santos, foi o vencedor do “Prêmio Cátedra Abertis-USP de Gestão de Infraestruturas de Transporte”, na categoria “Melhor Dissertação de Mestrado de 2017”. Essa é a segunda vez que um aluno da Coppe recebe o Prêmio Abertis- USP. Em 2017, o aluno Marcos Antonio Fritzen, sob a orientação da professora Laura Motta, do Programa de Engenharia Civil, ganhou o prêmio de Melhor Tese de Doutorado sobre o tema “Desenvolvimento e Validação de Função de Transferência para Previsão do Dano por Fadiga em Pavimentos Asfálticos”.

• Coppe entregará prêmio mérito acadêmico 2018

No dia 12 de novembro a Coppe/UFRJ entregará o Prêmio Coppe Mérito Acadêmico 2018 a três docentes que se destacam pela trajetória profissional e contribuição à instituição: Helcio Rangel Barreto Orlande, Carolina Palma Naveira Cotta, do Programa de Engenharia Mecânica (PEM); e Segen Farid Estefen, do Programa de Engenharia Oceânica.