Planeta COPPE notícias

Coppe inaugura Sistema de Correnteza do LabOceano

A Coppe/UFRJ inaugurou nesta quarta-feira, 19 de dezembro, o Sistema de Correnteza do Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano). Em uma solenidade realizada no próprio laboratório, que contou com a presença de mais de 100 pessoas, o coordenador-técnico do LabOceano, professor Paulo de Tarso, fez uma breve apresentação do novo sistema que, segundo ele, mantém o laboratório da Coppe como um dos mais avançados do mundo, e com destacada importância para o desenvolvimento de tecnologias voltadas para a exploração dos recursos do pré-sal.

/ Tecnologias COPPE

  • Robô Luma

    O robô, desenvolvido pela Coppe, é capaz de transitar por túneis subaquáticos longos e estreitos

    Robô Luma
  • Concreto ecológico

    A Coppe patenteou tecnologia para utilização da cinza de bagaço de cana, como substituto parcial do cimento.

    Concreto ecológico

/ Opinião

Adeus, mestre Medina

Planeta Coppe Notícias

A Coppe/UFRJ informa, com grande pesar, o falecimento do professor Jacques de Medina, na noite dessa quinta-feira, 10 de janeiro de 2019, e informa que o velório do professor Jacques de Medina, será realizado neste sábado, 12 de janeiro, das 9 às 12h, no Memorial do Carmo. Professor Emérito da UFRJ, Medina ajudou a organizar a área de Geotecnia do Programa de Engenharia Civil da Coppe, tendo sido responsável pela introdução da disciplina de Mecânica dos Solos. Em 1996, dois anos após sua aposentadoria, o Laboratório de Geotecnia foi batizado com o seu nome, em justa homenagem pela sua imensurável contribuição. Seu livro “Mecânica dos pavimentos”, cuja atualização da última edição foi coordenada por ele mesmo, é até hoje uma referência na área.

/ Eventos

  • 16/01/2019Debate na Rádio Mundial sobre a transferência de tecnologia do Maglev-Cobra para a China
  • 13/12/2018Professor da Coppe fala sobre acordos climáticos no Consulado da França

/ Perfil

Jacques de Medina: o engenheiro que se descobriu professor

Carioca, nascido em 1925, o professor emérito da Coppe/UFRJ, Jacques de Medina, ingressou na Coppe, em 1967, quando

/ Programa

A Coppe oferece 13 cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). É a instituição de engenharia brasileira com o maior número de conceitos 6 e 7, atribuídos a cursos com desempenho equivalente aos dos mais importantes centros de ensino e pesquisa do mundo. Conheça os nossos programas.


/ Vídeo

Coppe 50 anos - Vídeo institucional

/ COPPE em Números*

  • 16.321 mestres e doutores (formados até 2017)
  • 1.453 Artigos/ano (até 2016)
  • 330 Professores e Doutores
  • 14.141 projetos (até 2015)

/ Videos

 

 

 Institutional Video: 50 Years Coppe 

 
See more videos    

/ Institutional Publications

 
 

 Institutional Folder

 

COPPE was born willing to be a breath of renewal in the Brazilian academic establishment and to contribute to the development of the country.

 

 

Engineering and innovation magazine: The art of anticipating the future

 

 This publication recounts the history of Coppe and its main contributions to education, research and development of Brazil. It also includes an interview with Professor Alberto Luiz Coimbra, Coppe’s founder.