/Engenharia e Ciência Computacional

A demanda por soluções computacionais para problemas complexos de engenharia tem se expandido fortemente nos últimos anos. Novas tecnologias têm sido desenvolvidas a partir da evolução da computação de alto desempenho e ubiquidade de recursos computacionais. Neste cenário, uma formação sólida em computação é cada vez mais fundamental para o engenheiro moderno.

 

A Engenharia e Ciência Computacional (CSE) é um conjunto de conhecimentos, métodos e técnicas que envolvem o uso de recursos computacionais avançados para analisar problemas de relevância em engenharia, ciência e sociedade. A CSE permite o estudo de sistemas complexos e fenômenos naturais que seriam muito custosos, ou mesmo impossíveis por experimentação direta.

 

Nos últimos anos, a CSE tem se tornado cada vez mais importante para a pesquisa básica e aplicada, na academia e na indústria, para novas descobertas, otimização de recursos, apoio a decisão e a formação de recursos humanos especializados. Apoiada por resultados teóricos e experimentais, a CSE utiliza artefatos computacionais para responder questões que nem a teoria e nem a experimentação podem resolver isoladamente. A CSE desenvolve algoritmos e sistemas de software específicos para engenheiros e cientistas que permeiam diferentes disciplinas e múltiplas escalas. No centro da revolução digital, a CSE é impulsionada pelos avanços recentes da computação de alto desempenho e pelo aumento exponencial da disponibilidade de dados e tem se firmado como uma forma de geração de novos conhecimentos e produção de inovação em todas as áreas de engenharia, ciência, tecnologia e sociedade.

 

Linhas de Pesquisas Programas participantes
Geofísica e Petrofísica Computacional Engenharia Civil
 
Sistemas Petrolíferos Engenharia Civil
 
Engenharia Computacional Engenharia de Sistemas e Computação

 
Controle, Automação e Robótica Engenharia Elétrica
 
Inteligência Computacional Engenharia Elétrica
Engenharia Civil
 
Confiabilidade, Integridade e Manutenção Engenharia Mecânica
 
Modelagem, Simulação, Controle e Otimização de Processos Engenharia Química
 

 

Programas Participantes Representantes
Engenharia Civil (PEC) Prof.Nelson F. F. Ebecken
Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) Prof. Guilherme Horta Travassos
Engenharia Elétrica (PEE) Prof. Fernando Lizarralde
Engenharia Mecânica (PEM) Prof. Fernando Alves Rochinha
Programa de Eng. Química(PEQ)  Prof. Argimiro Resende Secchi

 

Coordenador da Área de Interdisciplinar de Engenharia e Ciência Computacional: Prof. Alvaro Luiz Gayoso de Azeredo Coutinho – Programa de Engenharia Civil (alvaro@nacad.ufrj.br)

 

Vice-Coordenador: Prof. Nelson F. F. Ebecken (nelson@ntt.ufrj.br)

 

Perfil dos Candidatos


Os candidatos deverão ter título de graduação em ciências exatas (engenharia ou áreas afins).