Novos diretores da Coppe defendem enfrentamento da crise e construção de um futuro sustentável e sem medo

Desenvolvimento com sustentabilidade, reversão da desindustrialização do país, enfrentamento aos cortes orçamentários, e construção de um futuro sem medo foram destaques nos discursos de posse dos professores Romildo Toledo e Suzana Kahn Ribeiro, escolhidos pela comunidade da Coppe/UFRJ para conduzir a instituição até 2023. Associando realidade e otimismo, o novo diretor convocou a todos para uma luta conjunta em prol da Universidade e do País, arrancando aplausos e levantando a plateia que lotou o auditório da Coppe, dia 2 de agosto.

  • Internet quântica: o bilionário desafio na fronteira do conhecimento

    Em meio ao cinquentenário da Internet, o professor Don Towsley, um dos mais influentes nomes da Ciência da Computação, apresentou, ao público que lotou o auditório da Coppe, o panorama e os desafios da Internet quântica, uma das fronteiras do conhecimento, que receberá investimentos bilionários na próxima década.

  • Pesquisadores da Coppe apresentam estudo sobre a transição energética na América Latina

    Pesquisadores da Coppe/UFRJ, da Fundación Ambiente y Recursos Naturales (Argentina) e Iniciativa Climática de México apresentam nesta quarta-feira, 21 de agosto, das 13h30 às 14h20, em Salvador, o estudo “Acelerando a Transição Energética na América Latina”. O relatório traz recomendações sobre como Argentina, Brasil e México podem se tornar líderes regionais e globais na luta contra as mudanças climáticas e na adoção de uma transição energética socialmente justa.

  • Mudanças climáticas e aquecimento global: negando a catástrofe, inviabilizando o futuro

    A professora Andrea Santos, do Programa de Engenharia de Transportes participa no dia 12 de setembro da 3ª edição do ciclo “Ciência e Democracia”, promovido pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, que terá como tema “Mudanças climáticas e aquecimento global: negando a catástrofe, inviabilizando o futuro”. Vice-coordenadora do Fundo Verde da UFRJ e secretária-executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, Andréa discutirá as evidências cientificas das mudanças no clima.

/ Perfil

Jacques de Medina: o engenheiro que se descobriu professor

Carioca, nascido em 1925, o professor emérito da Coppe/UFRJ, Jacques de Medina, ingressou na Coppe, em 1967, quando...

/ Livro

Fragmentos de um Discurso Acadêmico

“Fragmentos de um Discurso Acadêmico” apresenta o percurso profissional e atividades realizadas pelo docente, com 42...

/ Vídeos da COPPE

Coppe 50 anos - Vídeo institucional

/ Newsletter COPPE

Assine a newsletter e receba em seu email as principais notícias da Coppe.