Alunas da Coppe conquistam Prêmio Casa Firjan

As alunas do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ, Amanda Xavier Pedrosa e Cristine Carvalho, conquistaram o Prêmio Casa Firjan, que contemplou as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado voltadas para tema: O futuro do trabalho e a reinvenção das empresas. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira, dia 8 de novembro. A cerimônia de premiação será no próximo dia 22 de novembro, às 10 horas, na Casa Firjan

  • Coppe propõe criação de sistema nacional de monitoramento do mar

    “O Brasil precisa desenvolver um sistema de monitoramento ambiental da costa brasileira, do Pará ao Rio Grande do Sul”, afirmou o professor da Coppe/UFRJ, Luiz Landau, no seminário Brasil: manchado de óleo realizado, nesta segunda-feira, 11 de novembro. A proposta foi reiterada pelo diretor da Coppe, professor Romildo Toledo, alertando que se confirmada à previsão de que até 2030 a produção de petróleo superará os oito milhões de barris por dia, aumentando o risco operacional e o tráfego de embarcações no mar territorial brasileiro.

  • Pesquisa de prof. da Coppe sobre contaminação de solos e corpos hídricos é referência no Enem

    O artigo “Fármacos no Meio-Ambiente”, de autoria da professora Márcia Dezotti, da Coppe/UFRJ, e Daniele Bila, da Uerj, inspirou uma das questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, realizado neste domingo, 10 de novembro. No artigo, a pesquisadora alerta para a contaminação de solo, subsolo e corpos hídricos provocada pelo descarte de fármacos como hormônios, antibióticos, anestésicos e anti-inflamatórios. A questão do Enem ressalta a preocupação das pesquisadoras para as quantidades descartadas dessas substâncias nesses ambientes.

  • Professor da Coppe é o primeiro brasileiro a receber prêmio ICHMT Fellowship Award

    O professor Renato Machado Cotta, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ, foi agraciado com o prêmio “ICHMT Fellowship Award”, em reconhecimento aos trabalhos prestados ao centro. O professor da Coppe é o primeiro brasileiro agraciado com este prêmio, concedido desde 1980, que se encontra na 28ª edição.

/ Perfil

Jacques de Medina: o engenheiro que se descobriu professor

Carioca, nascido em 1925, o professor emérito da Coppe/UFRJ, Jacques de Medina, ingressou na Coppe, em 1967, quando...

/ Livro

Fragmentos de um Discurso Acadêmico

“Fragmentos de um Discurso Acadêmico” apresenta o percurso profissional e atividades realizadas pelo docente, com 42...

/ Vídeos da COPPE

Coppe 50 anos - Vídeo institucional

/ Newsletter COPPE

Assine a newsletter e receba em seu email as principais notícias da Coppe.