Lista completa

/COPPE promove a sexta edição do Rio de Transportes

  • Local: BNDES, Av. República do Chile, 100, subsolo
  • Data: 11/06/2008 a 12/06/2008

A estrutura de transportes do Rio de Janeiro foi apontada como inadequada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), tornando-se um dos principais obstáculos para a cidade sediar os jogos olímpicos de 2016. Este quesito tem peso 5 na avaliação do COI, que exige que a cidade tenha boas condições para receber os 2 milhões de visitantes esperados para as competições. Uma série de estudos que podem cooperar com a melhoria do sistema no Rio de Janeiro será apresentada, nos próximos dias 11 e 12 junho, no VI Rio de Transportes. Coordenado pelo Programa de Engenharia de Transportes da COPPE, o evento será realizado no prédio do BNDES, na Av. República do Chile, 100, subsolo.

Na abertura do evento, no dia 11, às 9 horas, os professores da COPPE, Paulo Cezar Martins Ribeiro e Carlos Nassi vão apresentar o panorama atual do setor de transporte, seus desafios, e as necessidades de investimento. Também participarão da mesa de abertura o engenheiro do IME, José Renato de Oliveira e a chefe do Departamento de Logística e Transporte do BNDES, Adely das Dores.

Ainda na parte da manhã, 10h30min, o Secretário Executivo do Centro de Excelência em Engenharia de Transportes (Centran), Paulo Roberto Dias Morales, falará sobre a Logística Brasileira, e o Subsecretário de Urbanismo Regional e Metropolitano do Estado do Rio de Janeiro, Vicente Loureiro, vai discutir o projeto do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro.

No dia 12, às 9 horas, o Diretor de Planejamento, Expansão e Marketing da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Raul de Bonis, vai falar sobre Sistemas Ferroviários Leves e mostrar a atual estrutura dos trens e metrôs no Brasil. Um tema de grande interesse para o Rio de Janeiro, uma vez que estão previstos investimentos na cidade de aproximadamente U$ 4,2 bilhões na área de transportes, incluindo a construção de três novas linhas de metrô, de acordo com o documento do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Os congestionamentos de tráfego no Rio de Janeiro é o tema da mesa redonda que reunirá, das 10h30min, o Secretário Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Arolde de Oliveira, o Presidente da Rio Ônibus, Lélis Marcos Teixeira, o Professor do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE, Paulo Cezar Ribeiro e.repórter aéreo Carlos Eduardo Cardoso, da rádio JBFM.

Durante o evento, pesquisadores da COPPE e de outras instituições apresentarão estudos voltados para aprimorar o sistema de transportes brasileiro, incluindo deslocamento, segurança, meio ambiente e bem-estar dos passageiros.

  • Publicado em - 02/05/2014