/Professor da COPPE toma posse na Academia Brasileira de Ciências

• Local: Hotel Sofitel, Copacabana
  • Data: 06/05/2008

O professor do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE, Edmundo Albuquerque de Souza e Silva, toma posse nesta terça-feira, dia 6 de maio, como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A cerimônia de posse dos novos acadêmicos será realizada, às 19 horas, no Hotel Sofitel, em Copacabana. Prof. Edmundo também foi indicado recentemente como representante da área de Ciência da Computação junto à CAPES para o triênio 2008-2010.

Professor titular do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ, Edmundo de Souza e Silva concluiu a graduação e o mestrado em Engenharia Elétrica pela PUC-RJ, e o doutorado na Universidade da Califórnia (UCLA), em 1984.

Foi também professor visitante de renomadas universidades e centros de pesquisa no exterior como o Centro de Pesquisas T. J. Watson da IBM, Departamento de Ciência da Computação da UCLA e da University of Southern California (USC), IBM Tokyo Research Laboratory, Chinese University of Hong Kong e Politecnica de Torino. Participou também em vários programas internacionais de cooperação e pesquisas patrocinados pelo CNPq, National Science Foundation (EUA), e Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique (INRIA/IRISA/ França).

Edmundo participou de inúmeros comitês técnicos de conferências internacionais e nacionais. Foi co-presidente do Comitê de Programa Técnico de 5 importantes conferências internacionais do IEEE, ACM e IFIP. Foi membro eleito do Board of Directors da ACM/SIGMETRICS, foi Vice-Chairman eleito para o IFIP WG7.3 (2002-2007), é chairman em 2008-2010, e um dos fundadores do Computer Performance Foundation.

Atuou em atividades e comitês que ajudaram a implantar rede de computadores no Brasil e a ligação do país com a Internet; foi ainda membro do comitê assessor de Ciência da Computação do CNPq(1991-1994 e 1999-2001), Coordenador Adjunto do Comitê de Ciência da Computação da CAPES (2002-2005), e foi indicado Coordenador para o período 2008-2010.

Prof. Edmundo tem participado de projetos de grande impacto educacional e social no Estado do Rio de Janeiro. Desde 2000, tem se dedicado ao consórcio CEDERJ de Universidades públicas do estado do Rio, cujo objetivo é levar educação a distância de qualidade ao interior do Estado. Edmundo é Pesquisador nível I-A do CNPq e suas atividades de pesquisa incluem a modelagem e análise de sistemas de computação e redes de computadores.

• Publicado em - 05/05/2014