/Vem aí a Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica

• Local: Centro de Tecnologia - UFRJ
  • Data: 01/10/2012 a 05/10/2012
  • Site: http://www.jic.ct.ufrj.br/

Um espaço para apresentar trabalhos de iniciação científica, discutir os rumos da ciência e da tecnologia, e ter contato com novas experiências acadêmicas e profissionais. Enfim, um espaço para troca de idéias. Assim será a XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (Jictac) da UFRJ, o maior e mais tradicional evento acadêmico da universidade. No Centro de Tecnologia, a Jornada será realizada de 1º a 5 de outubro, das 9h às 17h, e terá uma programação diversificada, que abordará temas interdisciplinares de interesse das quatro unidades que compõem o CT: a Coppe, a Escola Politécnica, a Escola de Química e o Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano.

A iniciação científica é um instrumento de estímulo à pesquisa concebida e implantada no Brasil, nos anos 1970, pelo professor Giulio Massarani, um dos fundadores da Coppe. A proposta é que os alunos de graduação possam participar do dia a dia dos laboratórios e das atividades científicas. É uma forma de estimular vocações e despertar novos talentos. O modelo criado por Massarani inspirou as instituições de ensino superior brasileiras, públicas e privadas, que mantêm seus programas de iniciação científica, bem como órgãos de governo que fomentam essa iniciativa.

A programação da Jornada contará com sessões de pôsteres e sessões técnicas orais, palestras sobre temas relacionados ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Brasil, shows musicais, cinema e apresentações folclóricas e teatrais. A palestra de abertura, com o professor Martin Schmal, do Programa de Engenharia Química da Coppe, será na segunda-feira, 1º de outubro, às 13h30, no auditório do CT, no Bloco A.

Todas as atividades da Jornada são gratuitas e abertas não apenas aos alunos que já realizam alguma atividade de iniciação científica, mas a todos os estudantes, docentes, técnicos e demais funcionários interessados em participar. Para isso é preciso se inscrever na página do evento, em http://www.jic.ct.ufrj.br/. Nessa página esta disponível a programação completa do encontro.

A Jictac 2012 acontece dentro do Mês de Integração Acadêmica da UFRJ, que se estenderá de 1º de outubro a 9 de novembro. Ao longo desse período serão realizados outros eventos como I Semana de Engenharia Mecânica e o 9º Congresso de extensão da UFRJ.

• Publicado em - 24/04/2014