/Artigos

  • 11/09/2019

    “Avanço do conhecimento requer ausência de preconceito.... A ciência e a tecnologia, tão negligenciadas no Brasil, modificaram a história da Humanidade”. Confira o artigo da vice-diretora da Coppe, Suzana Kahn, publicado no dia 07/09, no jornal O Globo.

  • 25/04/2019

    Insalubre e irritante para alguns, saudável e lucrativo para outros, o horário de verão é tema de debates acalorados. Proposto por Benjamin Franklin, que percebeu que em certos meses do ano o sol nascia antes das pessoas se levantarem, o horário de verão é atualmente adotado por 70 países. O objetivo do cientista estadunidense era economizar vela. A motivação das economias contemporâneas é economizar energia e diminuir a demanda máxima no horário de ponta.

  • 08/01/2019

    A indicação do futuro ministro do meio ambiente Ricardo Salles agradou o agronegócio e deixou preocupadas as ONGs ambientalistas. Foi objeto de críticas durante a 24ª Conferência das Partes da Convenção do Clima da ONU (COP24), realizada em dezembro, na Polônia, a decisão do presidente eleito Jair Bolsonaro que levou o governo Temer a cancelar a realização no Brasil da Conferência do Clima da ONU em 2019 (COP 25). O Brasil vinha mantendo uma atitude pró-ativa nesta área desde a Rio 92, ganhando forte prestígio internacional.

  • 10/01/2018

    Especialistas alertam que o prazo está se esgotando para a humanidade manter o aquecimento global abaixo do limite considerado minimamente seguro de 2 graus. De acordo com eles, a mudança climática assume uma urgência cada dia mais dramática. Além disso, os estudos científicos alarmantes se sucedem apontando para cenários piores do que os previamente considerados.

  • 04/01/2018

    Em outubro, os EUA divulgaram, por meio do National Highway Traffic Safety Administration, que 37.461 pessoas morreram em acidentes de trânsito nas estradas do país, no ano de 2016. No Brasil, os números são difusos. Não há um número oficial, com todas as informações. Assim como em outros países, o Brasil necessita urgentemente de um órgão ou departamento especializado, que analise esta questão e disponibilize dados confiáveis.

Páginas