/Eventos

• Indústria 2027: riscos e oportunidades para o Brasil diante inovações disruptivas

• A Coppe e o Instituto de Economia da UFRJ promovem, dia 25 de junho, o debate “Indústria 2027: riscos e oportunidades para o Brasil diante inovações disruptivas”. No evento serão discutidos os resultados do projeto homônimo, que avaliou as consequências que oito tecnologias potencialmente disruptivas trarão para dez setores da indústria brasileira, na próxima década.

• Local: Auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 – Rua Muniz Aragão, 360, Cidade Universitária
    • Data: 25/06/2018
  • Programa de desenvolvimento de submarinos e o Programa Nuclear da Marinha

• No próximo dia 20 de junho, o Almirante de Esquadra, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil, proferirá palestra na Coppe/UFRJ sobre o “Programa de desenvolvimento de submarinos e o Programa Nuclear da Marinha”. Promovido pela Coppe, em parceria com o Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra), o evento será realizado, às 14 horas, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2.

Saiba mais: Programa Nuclear da Marinha é tema de palestra na Coppe

• Data: 20/06/2018
  • Desenvolvimento nacional, o que fazer?

• O professor Weber Figueiredo proferirá nesta quinta-feira, 17 de maio, a palestra "Desenvolvimento nacional, o que fazer?", no auditório da Coppe, na sala 122, bloco G do Centro de Tecnologia (CT). O evento terá início às 10h15. Weber é Professor Titular no Cefet e professor aposentado pela Uerj, onde lecionou por 37 anos.

• Local: Auditório da Coppe (sala G-122)
    • Data: 17/05/2018
  • Lançamento do livro Transdisciplinaridade da Consciência

• Organizado pelo professor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, e os pesquisadores Nelson Job, Rogerio Mandelli e Valeria Portugal, o livro A Trandisciplinaridade da Consciência" reúne artigos de físicos, filósofos, engenheiros, psicólogos e pensadores que participaram do Encontro Internacional Transdisciplinar da Consciência, realizado em agosto de 2017 na Casa da Ciência/UFRJ.  Os autores fazem parte do grupo de pesquisa Teorias da Consciência do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE) da UFRJ. Durante o lançamento será realizado um debate com os autores e o livro será distribuído gratuitamente para todos os presentes.

• Local: Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no Salão CBAE, na Av. Rui Barbosa, 762, Praia do Flamengo - ao lado do Instituto Fernandes Figueira.
    • Data: 14/05/2018
  • Coppe e Coppetec debatem Modelo Universidade-Fundação

• No próximo dia 11 de maio, a Coppe/UFRJ e a Fundação Coppetec promoverão debate sobre “Modelo Universidade-Fundação”. O evento, que faz parte da comemoração dos 55 anos da Coppe e dos 25 anos da Fundação Coppetec, é aberto ao público e será realizado, a partir das 10 horas, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2, Cidade Universitária.

• Local: auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2, Cidade Universitária.
    • Data: 11/05/2018
  • Marco Legal: pontos positivos, negativos e perspectivas

• O Decreto 9.283/2018 que regulamenta o Marco Legal da CT&I (Lei 13.243/2016) será tema de palestra na Coppe/UFRJ, segunda-feira, 14 de maio, proferida pelo diretor de Orçamento e Controle da Coppe, Fernando Peregrino. O evento será realizado no auditório da Coppe, das 10 às 12h, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2).

• Local: Auditório da Coppe (CT2)
    • Data: 10/05/2018