Lista completa

/Conteúdo local na indústria do Petróleo

  • Local: Auditório da Coppe: sala 122, bloco G, Centro de Tecnologia, Avenida Horácio Macedo, 2030, Cidade Universitária.
  • Data: 28/03/2017
  • Site: www.coppe.ufrj.br
  • Hora: 14:00

A Coppe/UFRJ promove, nesta terça-feira, 28 de março, o segundo seminário sobre Conteúdo local na indústria do Petróleo. Aberto ao público, o evento será realizado, das 14 às 16 horas, no auditório da Coppe, sala 122, bloco G, Centro de Tecnologia, Avenida Horácio Macedo, 2030, Cidade Universitária.

 

Coordenado pelo professor Luiz Pinguelli Rosa,diretor de Relações Institucionais da Coppe, o seminário contará com a participação do vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET), Fernando Siqueira; do presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino; e do diretor executivo de Petróleo, Gás Natural e Petroquímica da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Alberto Machado.

 

A descoberta de grandes reservas de petróleo em águas profundas na costa brasileira, na camada geológica conhecida como pré-sal, ampliou a necessidade de aquisição de equipamentos e contratação de serviços para a ampliação da produção offshore. Tal fato aumentou a demanda na indústria nacional, protegida pelas regras de conteúdo mínimo. Alguns especialistas defendem que a PCL é um importante instrumento de política industrial para formação de uma cadeia de fornecedores internacionalmente competitiva. Outros argumentam que ela é um entrave protecionista que eleva os custos das operadoras, dificultando a ampliação da produção doméstica de petróleo.

  • Publicado em - 27/03/2017
  • Atualizado em - 27/03/2017