Lista de Livros

/Livros


Chemical Reaction Engineering: Essentials, Exercises And Examples

  • Autor: Martin Schmal
  • Páginas: 700
  • Editora: CRC Press (Taylor & Francis Group)

Depois do sucesso das três edições em português, o livro “Cinética e Reatores: Aplicação à Engenharia Química”, do professor Martin Schmal, do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ, foi lançado em inglês, em abril, pela CRC Press, empresa do renomado grupo editorial Taylor & Francis, sob o título “Chemical Reaction Engineering: Essentials, Exercises And Examples”.

 

Obra de referência nas áreas de cinética e catálise, o Livro de 700 páginas pode ser adquirido no portal da editora em http://www.taylorandfrancis.com/books/details/9780415695381/ em papel ou em versão digital.

 

Organizado em duas partes, o livro apresenta de forma concisa e didática os fundamentos da cinética, de projetos de reatores e de engenharia de reação química, sendo recomendado a estudantes de graduação e pós-graduação.

 

Na primeira parte, a Cinética é apresentada com destaque para taxas de reação, a influência de diferentes variáveis e a determinação de parâmetros de taxas específicas para diferentes reações. A seção é complementada com a teoria cinética clássica, trazendo muitos exemplos e exercícios.

 

A segunda parte apresenta aos alunos a distinção entre reatores ideais e não-ideais, equações básicas, reatores ideais contínuos, bem como sistemas isotérmicos e não isotérmicos específicos. Um dos destaques é a interpretação qualitativa e quantitativa por meio da comparação e combinação de reatores com e sem efeitos de transferência de difusão e de massa. O trabalho se encerra com uma seção exclusiva sobre a aplicação da teoria na prática de laboratório.

 

Reunindo mais de 70 exemplos resolvidos e muitos exercícios, “Chemical Reaction Engineering: Essentials, Exercises And Examples” é um livro de grande valor para alunos de graduação e pós-graduação em engenharia química, bem como para estudantes de graduação e pesquisadores que atuam com cinética e catálise.

 

Sobre o autor:

 

Um dos maiores especialistas em catálise do mundo, Martin Schmal, 76 anos, nasceu na cidade de Grünberg, na Alemanha, e veio para o Brasil, em 1939, com pouco mais de um ano de idade acompanhando a família. Graduado em Engenharia Química pela Universidade Católica de São Paulo em 1964, Schmal fez mestrado no Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ e concluiu doutorado na Universidade Técnica de Berlim, em 1974. Professor titular da Coppe desde 1985, Martin Schmal escreveu numerosos artigos e já orientou mais de 100 alunos de mestrado e doutorado. Recebeu diversos prêmios e condecorações, entre eles: o Prêmio de Pesquisa da Fundação Alexander von Humboldt, concedido em 2002. Em setembro próximo receberá a Medalha da Sociedade Max Planck, da Alemanha, uma das mais importantes honrarias da área de química. Foi um dos primeiros docentes a receber o Prêmio Coppe de Mérito Acadêmico. Criou a Sociedade Brasileira de Catálise e o Núcleo de Catálise (Nucat) da Coppe/UFRJ.

 

  • Publicado em - 18/06/2014