Lista de Livros

• Autor: Alexandre Salem Szklo, Victor Cohen Uller e Marcio Henrique P. Bonfá
  • Páginas: 328
  • Editora: Interciência

A capacidade de refino de petróleo no Brasil será ampliada em mais de 1 milhão de barris diários até 2020, quando a Petrobras deverá colocar em operação quatro novas refinarias. Daí a importância do lançamento da terceira edição, atualizada e ampliada, de Fundamentos do refino de petróleo – Tecnologia e economia, de autoria de Alexandre Salem Szklo, Victor Cohen Uller e Marcio Henrique P. Bonfá, respectivamente, professor e ex-alunos do Programa de Planejamento Energético (PPE) da Coppe/UFRJ.

Lançado pela Editora Interciência, e com as duas edições esgotadas, o livro é uma importante ferramenta para aqueles que desejam entender os princípios básicos da tecnologia e da economia do refino de petróleo. São 328 páginas estruturadas em cinco capítulos, destinados a alunos de graduação e pós-graduação, engenheiros, economistas, pesquisadores e aos interessados no estudo das áreas de meio ambiente e de energia.

No primeiro capítulo, “Caracterização de correntes de petróleo”, os autores relacionam algumas das principais características físico-químicas de correntes de petróleo. No segundo, “A refinaria de petróleo”, são descritas as unidades de uma refinaria, com ênfase nos seus objetivos, base do seu funcionamento, carga, produtos e limitações operacionais. Já o terceiro capítulo mostra os esquemas típicos de refino, a complexidade das refinarias e a evolução recente das margens de refino.

Nesta terceira edição, o quarto e quinto capítulos foram reescritos integralmente, no intuito de antecipar os investimentos futuros no parque de refino brasileiro e aprimorar a discussão sobre a especificação de qualidade do diesel e da gasolina. O quarto capítulo apresenta o parque de refino do Brasil, e o último capítulo destaca as propriedades básicas da gasolina e do diesel, os dois principais produtos do refino de petróleo em termos de volume produzido.

Alexandre Salem Szklo, autor da primeira edição de Fundamentos do refino de petróleo – Tecnologia e economia, é engenheiro químico pela Escola de Química da UFRJ e, nos últimos cinco anos, recebeu por duas vezes o Prêmio Coppe Giulio Massarani de Mérito Acadêmico, concedido aos professores de maior produção acadêmica.

A segunda edição da obra contou com a coautoria de Victor Cohen Uller, mestre em Planejamento Energético pelo PPE/Coppe e economista formado pelo Instituto de Economia da UFRJ. Desde 2008, é trader de produtos da Petrobras. A nova edição conta, também, com a coautoria de Marcio Henrique P. Bonfá, engenheiro de Processamento de Petróleo na Petrobras desde 2004. Bonfá é mestre em Planejamento Energético pelo PPE/Coppe e engenheiro químico graduado pela Unicamp.

• Publicado em - 22/02/2013