/Notícias

• II Simpósio Interdisciplinar do Espaço Alexandria da UFRJ

“O último trem para Alexandria”. Com este tema, o professor emérito da Coppe/UFRJ, Luiz Bevilacqua, abrirá a segunda edição do II Simpósio Interdisciplinar do Espaço Alexandria da UFRJ. Aberto ao público, o evento será realizado no dia 14 de agosto, entre 9h e 16h, no auditório da Coppe no CT2

• Novos diretores da Coppe assinam termo de posse na Reitoria da UFRJ

Os professores Romildo Toledo e Suzana Kahn Ribeiro assinaram o termo de posse como diretor e vice-diretora da Coppe/UFRJ, nesta terça-feira, 16 de julho, no gabinete do vice-reitor, professor Carlos Frederico Leão da Rocha. A cerimônia de posse, na Coppe, será realizada dia 2 de agosto, às 10h, no auditório da instituição, no Centro de Tecnologia 2.

• Empresa graduada pela Incubadora de Empresas da Coppe recebe aporte da Finep

A Mainô Sistemas, uma das empresas graduadas pela Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, recebeu no final de junho o aporte máximo, de R$ 1,245 milhão, entre as contempladas do programa Finep Startup. Com sede no Rio de Janeiro e com um portfólio de mais de 600 clientes, a Mainô está no mercado há 13 anos e é focada em gestão fiscal para negócios.

• Coppe presta homenagem a Ricardo Boechat: o jornalista que gostava de Ciência e Tecnologia

No próximo sábado, dia 13 de julho, um dos mais influentes e respeitados jornalistas da história do País, Ricardo Boechat comemoraria 67 anos. Entusiasta da divulgação científica, ele valorizava as universidades e institutos de pesquisa, publicando constantemente notícias sobre Ciência e Tecnologia em suas colunas. Para homenageá-lo, a Coppe lançou um espaço no site com notas sobre estudos, pesquisas e atividades da instituição publicadas em suas colunas (Swann e Ricardo Boechat), no jornal O Globo, de 1995 a 2001. A Ricardo Boechat, nosso agradecimento e admiração.

• Coppe leva alunos de graduação da UFRJ para curso de verão em Pequim

A Coppe levará dois estudantes de graduação da Escola Politécnica para participar do Tsinghua International Summer School – Experiencing China, que será realizado entre os dias 11 e 24 de julho, nas dependências da Universidade de Tsinghua, principal universidade chinesa na área de Engenharia, sediada em Pequim. O intercâmbio é promovido pelo Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia, uma parceria entre a Coppe e a Universidade de Tsinghua.

• Frente Parlamentar em prol da Ciência e Tecnologia é lançada no Congresso Nacional

Uma Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação foi lançada, dia 3 de julho, no Congresso Nacional, em Brasília. Composta por 207 parlamentares, sendo 165 deputados e 42 senadores, a Frente Parlamentar terá como presidente o senador Izalci Lucas e vice-presidente o deputado Vitor Lippi.

• Professora Denise Pires assume nesta segunda-feira como 1ª reitora da UFRJ

Na próxima segunda-feira, 8 de julho, o Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, transmitirá o cargo para a professora Denise Pires, que será a primeira mulher a liderar a maior universidade federal do país. O mandato de Denise Pires e Carlos Frederico Leão da Rocha (vice-reitor) vai até julho de 2023. A solenidade será realizada, às 10h no Auditório Horta Barbosa, Centro de Tecnologia.

• Ex-ministros propõem fórum para acompanhar políticas de CT&I

Preocupados com os cortes orçamentários drásticos e retrocessos na condução da Ciência brasileira, ex-ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação lançaram um manifesto, dia 1º de julho, na Coppe/UFRJ, no Rio de Janeiro, e propuseram a criação de um Fórum de CT&I para o acompanhamento permanente das políticas públicas para o setor.

• Manifesto em defesa da Ciência e Tecnologia repercute pelo País

Mais de 40 veículos de comunicação, principalmente das regiões sudeste e sul do País, repercutiram o evento realizado, ontem, dia 01/07, na Coppe/UFRJ, que reuniu ex-ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação. Preocupados com os rumos para o setor, devido à redução drástica de recursos do governo federal, dez ex-ministros lançaram um manifesto, durante o evento, que contou ainda com a participação do presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, e do presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich.

• Risco de retrocesso para ciência leva ex-ministros a lançarem manifesto público na Coppe

Ex-ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação lançaram na manhã desta segunda-feira (1º/7), na Coppe/UFRJ, no Rio de Janeiro, um manifesto em defesa do setor no país. Aloízio Mercadante, Celso Pansera, Clélio Campolina, Marco Antonio Raupp e Roberto Amaral, presentes ao evento, propuseram a criação de um observatório que vai discutir e alertar a sociedade sobre os riscos de retrocesso para o desenvolvimento econômico brasileiro sem investimentos na ciência.