/Notícias

• Mulheres na Ciência: Carolina Cotta fala sobre desafios e conquistas na trajetória acadêmica

“Macro desafios na construção de uma carreira em Nano e Microfluidica” é o tema da palestra que será proferida no próximo dia 9 de outubro, às 10 horas, pela professora da Coppe/UFRJ Carolina Cotta. Promovido pelo Grupo de Apoio à Mulher, criado para estimular a participação das mulheres na carreira acadêmica e científica, o evento será realizado no auditório da Coppe.

“Macro desafios na construção de uma carreira em Nano e Microfluidica” é o tema da palestra que será proferida no próximo dia 9 de outubro, às 10 horas, pela professora da Coppe/UFRJ Carolina Cotta, vencedora do Prêmio Coppe Giulio Massarani Mérito Acadêmico 2018. Promovido pelo Grupo de Apoio à Mulher, criado para estimular a participação das mulheres na carreira acadêmica e científica, o evento será realizado no auditório da Coppe, Bloco G, sala 122.

• Uma nova advertência a Bolsonaro sobre Amazônia, ciência e militares

Na véspera da posse do presidente Bolsonaro, o professor na Folha de S.Paulo um artigo denominado “Advertência ao Presidente Eleito”, a propósito de sua crítica às mudanças climáticas decorrentes do efeito estufa agravado pelas emissões de gases para a atmosfera. O uso de combustíveis fósseis e as queimadas de florestas, onde se inclui grande parte das emissões do Brasil, contribuem para a emissão desses gases e, portanto, para o aquecimento global. É um fato! Infelizmente a advertência não surtiu o efeito desejado.

• ANP desburocratiza regras para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) fez uma série de mudanças no Regulamento Técnico (3/2015) que reduzirá a burocracia, beneficiando fundações de apoio, professores e pesquisadores que lideram ou participam de projetos de pesquisa e desenvolvimento. A revisão estabelece as mudanças nas regras para aplicação dos recursos da Cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) presente nos contratos de exploração e produção de petróleo e gás natural.

• Alunos da Coppe são premiados por melhor dissertação na área de Transportes

Os alunos Pedro Dias Geaquinto e Verônica Ghisolfi, do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, conquistaram o Prêmio Cátedra Abertis-USP de Pesquisa em Gestão de Infraestruturas de Transportes, na categoria Melhor Dissertação de Mestrado de 2018.

• Professores contemplados em programas da Faperj

A Coppe/UFRJ teve 17 professores contemplados em programas da Faperj: dez no Cientista do Nosso Estado (CNE), e sete no Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE).

• Alunos da Coppe são premiados pela Capes

Os alunos da Coppe/UFRJ Max de Castro Rodrigues e Bernardo Jordão Moreira Sarruf conquistaram o Prêmio Capes de Tese 2019, na categoria Menção Honrosa. Max de Castro desenvolveu dois métodos computacionais que permitem maximizar o valor presente líquido (VPL) da produção nos reservatórios de óleo e gás. Bernardo Sarruf desenvolveu um material cerâmico para utilização em eletrodo (anodo) que compõe pilhas a combustível para a geração distribuída de energia. O material possibilita alimentar a pilha diretamente com metano, sem precisar pré-reformar este hidrocarboneto.

• Laboratório da Coppe conquista principal prêmio internacional da indústria de dutos

O Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS) da Coppe/UFRJ foi contemplado com o Global Pipeline Award, a mais importante premiação da indústria de dutos, concedida anualmente pela American Society of Mechanical Engineers (ASME),

• Programa de Engenharia de Transportes da Coppe vai transmitir aulas pelo Facebook

Em comemoração aos 40 anos, o Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe/UFRJ realizará aulas abertas transmitidas ao vivo pelo Facebook para que todos possam conhecer as pesquisas desenvolvidas por seus professores e alunos. A primeira aula será com a professora Suzana Khan Ribeiro, dia 10 de setembro, entre 12h30 e 13 horas.

• Coppe sedia seminário e lança centro de treinamento para reciclagem de resíduos eletroeletrônicos

A Coppe/UFRJ sediará, dia 5 de setembro, a partir das 8h30, o seminário "Conectando novos caminhos para REEE", que reunirá os principais atores do mercado de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos. Logo após o evento, será inaugurado o Centro de Treinamento LaWEEEda da UFRJ, que tem como missão capacitar pessoas em desmontagem, reparo e gestão de resíduos de equipamento eletroeletrônicos, além de desenvolver pesquisas relevantes para o setor.