/Notícias

• Coppe sediará I Congresso Brasileiro em Engenharia de Sistemas em Processos

Entre os dias 20 e 22 de maio, a Coppe/UFRJ sediará o I Congresso Brasileiro em Engenharia de Sistemas em Processos, que reunirá cerca de 250 participantes de mais de 50 instituições nacionais, entre pesquisadores, profissionais e alunos que atuam nas áreas da Engenharia de Sistemas em Processos (PSE).

• Reunião Magna da ABC destaca Educação e Desigualdade no primeiro dia

Educação e desigualdade social foram os temas de destaque no primeiro dia da Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências (ABC), dia 14 de maio, no Museu do Amanhã, que este ano é coordenada pelo diretor da Coppe, Edson Watanabe.

• Diretor da Coppe critica cortes e diz temer colapso do sistema de Educação

O diretor da Coppe, Edson Watanabe, criticou os sucessivos cortes nos orçamentos da Educação e da Ciência e Tecnologia no país durante uma reunião entre o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, e representantes da comunidade científica, realizada dia 9 de maio em Brasília.

• Professores da Coppe tomam posse na Academia Nacional de Engenharia

Os professores da Coppe/UFRJ, Atila Freire e Richard Stephan, tomaram posse como membros titulares da Academia Nacional de Engenharia (ANE), dia 28 de abril.

• Coppe homenageia professor Rogério do Valle em seminário sobre sustentabilidade

A Coppe/UFRJ prestou homenagem ao professor Rogério do Valle (1955-2017), do Programa de Engenharia de Produção da Coppe, no seminário “A Produção Sustentável Aplicada: do contexto da base comunitária à indústria do petróleo”, realizado no último dia 12 de abril. Promovido pelo Núcleo Professor Rogério Valle de Produção Sustentável (Sage), criado e coordenado pelo professor ao longo de 22 anos, o evento reuniu docentes, pesquisadores, colaboradores e alunos que lembraram a trajetória e legado do professor.

• Diretor da Coppe coordena Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) é o tema central da Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências (ABC) de 2019, que ocorrerá entre os dias 14 e 16 de maio, sob a coordenação do diretor da Coppe/UFRJ, professor Edson Watanabe.

• Coppe promove homenagem a Leonardo da Vinci

Em homenagem aos 500 anos de morte de Leonardo da Vinci, a Coppe/UFRJ promoverá evento, no próximo dia 2 de maio, no qual pesquisadores abordarão diferentes visões da obra e legado humano de um dos maiores gênios do Renascimento. Aberto ao público, o evento será realizado, das 15 às 17 horas, no auditório da Coppe, bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária.

• Alunos e instituição reforçam seus laços na primeira formatura da Coppe

Em uma solenidade emocionante, a Coppe/UFRJ promoveu a primeira cerimônia de formatura de sua história homenageando os 359 mestres e 217 doutores formados em 2018. Os oradores da turma, Juliana Xavier, mestre em Engenharia de Nanotecnologia, e Maurício Melo Câmara, doutor em Engenharia Química, emocionaram a plateia ao falar do sonho em fazer parte da instituição, dos desafios enfrentados na trajetória, e do prazer da conquista.

• Coppe promove sua primeira cerimônia de formatura

Pela primeira vez em sua história, a Coppe/UFRJ promoverá uma cerimônia de formatura para os mais de 500 mestres e doutores formados em seus 13 programas acadêmicos em 2018. A solenidade será realizada, na próxima quarta-feira, 24 de abril, às 15 horas, no auditório Horta Barbosa, bloco A, Centro de Tecnologia.

• Coppe recebe visita do presidente da Capes e debate mudanças na avaliação quadrienal

A Coppe/UFRJ recebeu, nesta quinta-feira, dia 11 de abril, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), professor Anderson Correia, que expôs suas ideias para o futuro das avaliações realizadas pela Capes vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Correia também ouviu as sugestões feitas pelos professores para o aperfeiçoamento das mesmas.