/Notícias

  • Professores da Coppe falam sobre transporte público na GloboNews

    O professor do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, Ronaldo Balassiano, é um dos entrevistados da série “Em Movimento”, cujo episódio vai ao ar, hoje, 14 de agosto, na Globonews.

  • PEQ comemora 25 anos da Escola Piloto Prof. Giulio Massarani

    Em comemoração aos seus 25 anos, a Escola Piloto de Engenharia Química Professor Giulio Massarani promove, amanhã, 15 de agosto, palestras sobre os temas: “Escola Piloto Virtual do PEQ: concepção e evolução”; e "Educação Superior à Distância no Brasil".

  • Universidade debate teto declinante de gastos e adverte para ameaça de retrocesso na Educação e nos setores públicos

    Em debate realizado, dia 8 de agosto, no auditório da Coppe/UFRJ, representantes de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) apresentam um prognóstico alarmante, porém realista, para o ensino superior em função da adoção do chamado “teto de gastos” das despesas primárias do orçamento federal.

  • Michael Jordan aponta sinergia entre Estatística e Ciência da Computação e debate perda de privacidade pelos bancos de dados

    O mais importante pesquisador em Ciência da Computação do mundo, segundo a revista Science (2016), proferiu palestra na Coppe/UFRJ, nesta terça-feira, 7 de agosto, para um auditório lotado, com mais de 300 professores e alunos. O professor da Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), falou sobre os rumos da Data Science, e também abordou como compensar a perda de privacidade em nossos tempos. Após a palestra, o professor Michael Jordan embarcou no Maglev-Cobra o trem de levitação magnética, desenvolvido pela Coppe.

  • Professor da Coppe é promovido à Grã-Cruz na Ordem Nacional do Mérito Científico

    O professor Renato Machado Cotta, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ, foi promovido à Classe Grã-Cruz na Ordem Nacional do Mérito Científico, na categoria Ciência da Engenharia.

  • Diretor da Embraer sobre o sucesso da aeronave E190-E2 e debate a proposta da joint-venture com a Boeing

    Em palestra realizada na Coppe/UFRJ, o diretor de Desenvolvimento Tecnológico da Embraer, Daniel Moczydlower, apresentou a bem-sucedida história do planejamento, da tecnologia e do plano de negócios da aeronave E190-E2, primeiro avião de sua categoria a conseguir, simultaneamente, certificação concedida pelas três maiores autoridades da aeronáutica internacional. Questionado pela plateia, o ex-aluno do Programa de Engenharia Química também tirou dúvidas a respeito da joint-venture anunciada pela Embraer com a Boeing, maior empresa aeronáutica do mundo.

  • III Seminário Mulher e Ciência no Estado do Rio de Janeiro: Desafios e Conquistas

    A diretora de Assuntos Acadêmicos da Coppe/UFRJ, professora Cláudia Werner, proferirá palestra sobre “Mulheres da Engenharia de Computação”, dia 23 de agosto, a partir das 15h, durante o III Seminário Mulher e Ciência no Estado do Rio de Janeiro: Desafios e Conquistas. O seminário será realizado, das 9 às 18 horas, na sede do Inca.

  • Professora da Coppe lança livro sobre Condução do Calor

    A professora da Coppe/UFRJ, Carolina Naveira-Cotta, lançou este mês a quinta edição do livro “Heat Conduction”, um dos principais livros-texto de pós-graduação nessa área. A obra foi escrita conjuntamente com Sadik Kakaç e Yaman Yene.

  • Michael Jordan fala na Coppe sobre Ciência da Computação

    O professor Michael Jordan, da Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), proferirá palestra, dia 7 de agosto, sobre o tema “On Computational Thinking, Inferential Thinking and Data Science”. Promovido pela Coppe/UFRJ e o Instituto de Matemática da UFRJ, o evento terá início, às 11 horas, no auditório da Coppe. Membro da National Academy of Sciences e da National Academy of Engineering, Jordan foi apontado pela revista Science como um dos pesquisadores mais influentes do mundo na área de Computação.

  • Engenharia para a Mudança – Atingindo as metas de desenvolvimento sustentável

    Como a Engenharia pode ajudar a comunidade internacional a cumprir a agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável? As respostas para essa pergunta, que envolve 17 objetivos para acabar com a pobreza, combater a desigualdade e enfrentar as mudanças climáticas, serão apresentadas por Mariela Machado, gerente do programa Engenharia para Mudança (E4C), nesta quarta-feira, 25 de julho, às 11h.

Páginas