/Notícias

  • Aluna da Coppe é uma das vencedoras do Desafio Mobilidade Itaú-Cebrap 2017

    A aluna de doutorado do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, Juliana DeCastro, é uma das cinco vencedoras da edição 2017 do Desafio Mobilidade Itaú-Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). Juliana concorreu com estudantes de todo o país, cujo desafio era apresentar uma proposta inédita para mobilidade urbana que incluísse a bicicleta. Os vencedores receberão 10 mil reais, cada um, e terão suas propostas publicadas, em formato de artigo, em um livro financiado pelo Itaú e Cebrap que será lançado em 2018.

  • Pesquisadores da Coppe apresentam soluções para o transporte de cargas em megacidades

    Pesquisadores da Coppe/UFRJ e de outras instituições apresentarão, dia 27 de junho, soluções para vencer os principais desafios enfrentados pela logística e pelo transporte de cargas em megacidades. As propostas serão apresentadas durante o IV Workshop Logística em Megacidades, que será realizado, das 9h00 às 16h30.

  • Coppe promove Rio Fuzzy Logic 2017

    Pesquisadores de vários países estarão reunidos no Rio de Janeiro, de 26 a 30 de junho, para participar do Rio Fuzzy Logic 2017. Promovido pelo laboratório de Lógica Fuzzy da Coppe/UFRJ, o evento está sendo coordenado pelos professores Carlos Cosenza e Francisco Dória. O "Conference Day" será realizado dia 26, das 8h às 19h, no auditório da Coppe.

  • Professores e alunos da Coppe são premiados pelo IBP e Comitê da Rio Oil & Gas

    Estudo realizado por professores e alunos da Coppe/UFRJ recebeu Menção Honrosa do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Bicombustíveis (IBP) e do Comitê Técnico da Rio Oil & Gas Conference 2016. A premiação foi concedida em maio deste ano.

  • Coppe e Ilumina promovem seminário sobre desafios do setor elétrico

    A Coppe e o Instituto Ilumina promovem, dia 5 de julho, das 8h30 às 18h, o seminário Novos Desafios do Setor Elétrico Brasileiro. O evento reunirá especialistas para discutir a crise pela qual passa o setor nos últimos anos, abordando temas como a instabilidade do modelo regulatório e a insegurança jurídica que afasta os investimentos. Inscrições até o dia 3 de julho.

  • Coppe desenvolve tecnologia para comunicação entre veículos automotivos

    Tecnologias que farão parte do carro do futuro, incluindo os autônomos, já começam a ser projetadas para automóveis comuns. Pesquisadores da Coppe/UFRJ estão desenvolvendo um sistema para promover a comunicação entre veículos novos e antigos, que em breve estarão compartilhando a mesma via. O objetivo é garantir a segurança na mobilidade.

  • Visita virtual ao Atlas - pela primeira vez aberta ao público

    A Coppe/UFRJ promove na próxima quinta-feira, dia 22 de junho, às 15 horas, uma visita virtual, em tempo real, ao Atlas – o experimento de detecção de partículas que teve um importante papel na descoberta do bóson de Higgs - a chamada "partícula de Deus".

  • Coppe recebe o jornalista Luís Nassif no “Ciclo Brasil e suas Perspectivas”

    O jornalista Luís Nassif será o palestrante da terceira edição do “Ciclo Brasil e suas perspectivas”, dia 23 de junho, às 14 horas. Promovido pela Coppe/UFRJ, o Ciclo é aberto ao público e tem como objetivo promover debates com personalidades, intelectuais, jornalistas e líderes sociais sobre a crise do país e maneiras de superá-la.

  • Estudo da Coppe revela aumento de emissões de CO² no estado do Rio de Janeiro

    O estado do Rio de Janeiro emitiu 92,71 milhões de toneladas de CO² equivalente (CO²e)* em 2015, resultando em um aumento de 40% em relação a 2005, de acordo com estudos do Centro Clima da Coppe/UFRJ, em parceria com o governo estadual.

  • Bresser-Pereira critica esquerda e direita e defende resgate do desenvolvimentismo para um projeto de nação

    O ex-ministro e professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), Luiz Carlos Bresser-Pereira, transformou a sua palestra na Coppe/UFRJ, nesta terça-feira, 6 de junho, em uma autêntica aula. Signatário do Manifesto Brasil Nação, Bresser destacou "cinco ações para que a economia volte a crescer e o Brasil possa, novamente, ter um projeto de nação.

Páginas