Lista de Notícias

/Coppe e prefeitura de Maricá firmam acordo para uso de ônibus a hidrogênio

A Coppe/UFRJ e a Prefeitura Municipal de Maricá assinam nesta sexta-feira, 14 de dezembro, um acordo de parceria que viabilizará a introdução de ônibus movidos à energia limpa como opção de transporte para a população do município. Também inclui o desenvolvimento industrial de tecnologias sustentáveis na cidade. A solenidade será realizada no gabinete do prefeito, no Paço Municipal, na rua Álvares de Castro, 346, Centro, Maricá, e terá início às 11h.
 

Visando a diversificação da economia local e o uso sustentável dos recursos oriundos dos royalties do petróleo, o projeto tem como objetivo criar mecanismos para fazer de Maricá um polo nacional na produção de tecnologias sustentáveis e produção de conhecimento na área. Sendo o primeiro passo para construção do Parque Industrial Sustentável que gerará receita, conhecimento e oportunidades de emprego em Maricá.
 

A solenidade contará com a presença do prefeito de Maricá, Fabiano Horta; do diretor de Relações Institucionais da Coppe, professor Luiz Pinguelli Rosa; e do coordenador do Laboratório de Hidrogênio (LabH2) da Coppe, professor Paulo Emílio de Miranda.
 

O ônibus híbrido elétrico-hidrogênio, desenvolvido na Coppe sob coordenação do professor Paulo Emílio, foi apresentado no município em agosto deste ano.


Sobre o ônibus
 

O ônibus híbrido é movido a energia elétrica, obtida de bateria abastecida na rede e complementada com energia produzida a bordo, por meio de pilha a combustível alimentada com hidrogênio. Desenvolvido no Laboratório de Hidrogênio (LabH2), sob coordenação do professor Paulo Emílio de Miranda, é um veículo silencioso, com eficiência energética maior que a dos ônibus a diesel e com emissão zero de poluentes. Com tecnologia 100% nacional, o veículo foi lançado durante a Rio+20, o evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012, no Rio de Janeiro.

A terceira geração do ônibus híbrido elétrico-hidrogênio - desenvolvida em parceria com Furnas e com a empresa Tracel - está mais eficiente, do ponto de vista energético, e mais adequado aos métodos industriais de fabricação, visando à produção em série. Com a atual configuração, o ônibus tem autonomia de 330 km e atende às exigências para veículos de uso urbano no Rio de Janeiro.
 

Extremamente silencioso, com zero emissão de poluentes e baixo custo de manutenção, o veículo desenvolvido pela Coppe tem como resíduo água potável. Para maior comodidade dos passageiros, o ônibus tem piso baixo, suspensão a ar, vem equipado com ar condicionado, tomadas de 127V e USB em cada assento para recarga de dispositivos pessoais e acesso gratuito à internet por conexão sem fio.

Saiba mais sobre a terceira geração do ônibus híbrido

  • Publicado em - 13/12/2018