Lista de Notícias

/Livro traça amplo panorama do transporte aéreo no Brasil

As companhias aéreas vêm operando no vermelho nos últimos anos. Assim como vermelha é a cor do balanço financeiro de aeroportos espalhados pelo país. Mas como explicar o déficit de empresas e concessionárias aeroportuárias em meio a um cenário de aeroportos abarrotados de passageiros? Os interessados em entender essas e outras questões do setor aéreo vão ganhar em breve um auxílio. Será lançado em novembro, “Transporte aéreo no Brasil – Uma visão de mercado” (editora Elsevier Campus), livro de autoria do professor Elton Fernandes, do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ, e do engenheiro da Infraero Ricardo Rodrigues Pacheco. No Rio de Janeiro, a obra será lançada no próximo dia 6 de novembro, às 19 horas, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon.

O livro vai além de discutir a performance financeira das empresas aéreas e aeroportos. “Transporte aéreo no Brasil” é uma obra didática, um trabalho de fôlego que abrange toda a cadeia produtiva do transporte aéreo no Brasil. Isso inclui um panorama dos diferentes segmentos, com informações sobre fabricantes de aeronaves, motores e componentes, provedores de serviços como as empresas de catering e de manutenção, distribuidoras de carga, empresas de leasing de aeronaves, operadoras de turismo, agências de viagem. Naturalmente, empresas aéreas e aeroportos, assim como a visão do mercado através da demanda de passageiros e cargas merecem destaque.

Para fazer um retrato abrangente do setor e permitir aos leitores um entendimento mais amplo, o livro, de 294 páginas, foi dividido em seis capítulos. A obra traz um panorama da indústria do transporte aéreo, mostra os componentes dessa indústria e fala sobre as privatizações, as concessões e o novo modelo de gestão do setor de transporte aéreo.

O capítulo dedicado à visão de mercado no Brasil é um dos mais detalhados e traz uma explicação sobre metodologias de previsão de demanda, assim como exemplos práticos. Sua leitura auxilia a compreender dados e informações que, apesar de serem públicos, nem sempre são de interpretação trivial. Ajudar a entender o que está por trás do setor aéreo é justamente um dos méritos do livro.

O último capítulo de “Transporte aéreo no Brasil – Uma visão de mercado” reúne três estudos selecionados pelo professor Elton Fernandes. São três papers publicados em periódicos internacionais. No final de cada capítulo há referências da internet e dicas de sites onde o leitor poderá atualizar as informações.

Segundo os autores, a proposta do livro é oferecer uma introdução ao transporte aéreo no Brasil, dando aos leitores uma visão global do setor, que, na maioria das vezes, é tratado em obras que focam segmentos específicos e não o conjunto. O livro nasceu da constatação de que há uma lacuna na formação de profissionais com uma visão mais ampla do setor.

“Percebemos que havia um vácuo, que faltava um livro que pudesse dar uma visão holística e fizesse uma abordagem mais ampla da cadeia de valor do transporte aéreo no Brasil. É um livro para quem quer se iniciar em transporte aéreo e para aqueles que já atuam nele e querem ampliar seus conhecimentos”, explica o professor Elton Fernandes, um especialista que se dedica há mais de 30 anos ao estudo da área.

Dessa forma, o livro é indicado para todos aqueles que querem ter uma visão de conjunto do transporte aéreo no Brasil. A obra vai interessar não apenas a alunos de graduação e pós-graduação, mas também a todos os profissionais que atuam no setor como pesquisadores, economistas, engenheiros, jornalistas e ao público em geral.

“Transporte aéreo no Brasil – Uma visão de mercado” é fruto do trabalho de dois experientes profissionais, que na década de 1980 foram colegas de mestrado no Programa de Engenharia de Transportes da Coppe e na extinta Comissão de Coordenação de Infraestrutura Aeronáutica do Departamento de Aviação Civil (DAC). Cada um seguiu seu caminho. Ricardo Rodrigues Pacheco no setor aeroportuário, passando pela ANAC, e o professor Elton Fernandes na área acadêmica. O reencontro dos dois resultou nesse trabalho, que agora chega às livrarias.

Sobre os autores:

Elton Fernandes – É professor no Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ e coordenador do Núcleo de Estudos de Tecnoloigia, Gestão e Logística - TGL, do PEP/Coppe/UFRJ. Tem doutorado em Engenharia de Produção pela Brunel University em Londres e mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – Coppe/UFRJ e formação em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.

Coordena projetos de P&D com financiamentos públicos e privados e participa de conselhos científicos de instituições variadas na área de transportes. Assinou mais de 80 artigos em eventos mundiais, bem como capítulos de livros nacionais e internacionais e cerca de 30 artigos em periódicos científicos. Orientou mais de 40 dissertações de mestrado e mais de 30 teses de doutorado nas áreas de Engenharia de Produção e Engenharia de Transportes. Seu foco em pesquisa é em inovação na gestão de organizações, estratégia corporativa, avaliação de produtividade e transporte aéreo.

Ricardo Rodrigues Pacheco – É engenheiro da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e pesquisador no Programa de Engenharia de Produção da COPPE/ UFRJ. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) é também mestre em Airport Planning and Management pela Loughborough University e em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estudou engenharia pela Universidade Federal Fluminense e economia pela Universidade Candido Mendes, com experiência na área de Engenharia de Transportes e ênfase em Planejamento de Aeroportos, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, gerenciamento e operação de aeroportos e transporte aéreo.

  • Publicado em - 22/10/2015
  • Atualizado em - 26/10/2015