Lista de Notícias

/Projetos da Coppe são contemplados no edital Vale/Fapes/Faperj

Seis projetos de pesquisa coordenados por professores da Coppe/UFRJ foram contemplados no edital Vale/Fapes/Faperj, uma parceria da Vale com as Fundações de Amparo à Pesquisa dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Com o valor total de R$ 15,8 milhões, o edital financiará 44 projetos em três áreas específicas: logística, meio ambiente e pelotização. O objetivo é apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica ou de inovação que contribuam para o crescimento socioeconômico fluminense e capixaba.

 

Na área de logística, os professores Marcelo Werneck, do Programa de Engenharia Elétrica, Susana Vinzon, do Programa de Engenharia Oceânica, e Edilson Arruda, do Programa Engenharia de Produção, tiveram os seguintes projetos selecionados, respectivamente: Desenvolvimento de sensor óptico de deslocamento de barragens para monitoramento em áreas de mineração; Rede: Sedportos; e Rede: UFES-Coppe/UFRJ de Cooperação em Logística de Operação de Minérios.

 

Na área de meio ambiente, os professores Fabiano Thompson e Carlos Cosenza, ambos do Programa de Engenharia de Produção, tiveram contemplados, respectivamente, os projetos Biodiversidade microbiana aplicada ao manejo, conservação e recuperação de áreas degradadas; e Unidade Móvel de Biodigestão Anaeróbia e Biorrefino de Resíduos Orgânicos, FORSU, lodos, grãos, gramas e podas, com produção de Biogás/Biometano, Bioetanol, Fertilizante Orgânico e Bio-eletricidade.

 

Na área de pelotização, o professor Luis Marcelo Tavares, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, teve selecionado o projeto “Otimização do projeto e operação da prensagem de pellet feed com o auxílio da modelagem matemática”.


 

 

  • Publicado em - 26/08/2016