/Opinião

Nota Coppe/UFRJ

A Coppe/UFRJ, por meio de sua diretoria, manifesta seu apoio ao professor da Coppe, Renato Cotta, cuja gestão como presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (de 17/11/2015 a 17/3/2017) foi marcada pela competência técnica e integridade. Na oportunidade, manifestamos estranheza pelo abrupto afastamento do referido professor, em meio a um processo no qual o governo revela descaso em priorizar quadros técnicos qualificados na área da Ciência e Tecnologia, em total discordância com o espírito da nova Lei das Estatais.

Diretoria da Coppe/UFRJ

Coppe se solidariza com as universidades do Estado do Rio de Janeiro

A Coppe/UFRJ se solidariza com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Universidade da Zona Oeste (Uezo).

NOTA COPPE/UFRJ

A Coppe/UFRJ repudia a forma desrespeitosa com a qual o Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, não concretizou a nomeação para a Presidência da CET-Rio do professor de Engenharia de Transportes da instituição, Paulo Cezar Ribeiro. Pela mídia, o professor foi informado que o prefeito declarou em entrevista coletiva à imprensa que ele tinha declinado do cargo por estar com uma doença grave. Informação totalmente inverídica.

Nota da Coppe/UFRJ: Segurança no campus

A Coppe/UFRJ considera revoltante a crescente insegurança e violência que atingem a sociedade do Rio de Janeiro, em particular o campus da Cidade Universitária. A diretoria da Coppe está enviando um ofício ao secretário estadual de segurança reiterando a solicitação de reforço da segurança pública no campus da Cidade Universitária.

Diretor da Coppe/UFRJ

Ciência, tecnologia e Inovação: o custo de uma decisão equivocada

A fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o Ministério das Comunicações é uma proposta equivocada. A impressão é de que a decisão foi fruto de palpite ou de sorteio, sem uma análise mínima de compatibilidade de missões, dimensionamento de quadros, impacto na sociedade. Ambos são ministérios com prioridades e objetivos totalmente diferentes. Trata-se de um verdadeiro disparate administrativo e político, que põe em risco um projeto nacional de 30 anos, com incontestáveis avanços para o país e para a sociedade brasileira.

Edson Watanabe e Luiz Bevilacqua

Diretor da Coppe e Professor da Coppe

Um corte que põe em risco o futuro

A Coppe considera desastrosa a proposta do governo estadual de cortar 50% de recursos da Faperj destinados à pesquisa. O corte poderá resultar na descontinuidade de pesquisas envolvendo questões e problemas prementes de nossa sociedade.

Diretoria da Coppe/UFRJ