/Opinião

Acidentes incontáveis

Em outubro, os EUA divulgaram, por meio do National Highway Traffic Safety Administration, que 37.461 pessoas morreram em acidentes de trânsito nas estradas do país, no ano de 2016. No Brasil, os números são difusos. Não há um número oficial, com todas as informações. Assim como em outros países, o Brasil necessita urgentemente de um órgão ou departamento especializado, que analise esta questão e disponibilize dados confiáveis.

Paulo Cezar Ribeiro

Professor do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ

Coppe repudia operações policiais na UFMG e UFSC

A Coppe/UFRJ manifesta seu repúdio às recentes operações policiais realizadas no ambiente universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pelo uso de desnecessárias conduções coercitivas e outros expedientes não condizentes com uma sociedade democrática e republicana

Diretor da Coppe/UFRJ

Nota do Conselho Deliberativo da Coppe/UFRJ em virtude do falecimento do reitor da UFSC, professor Luiz Carlos Cancellier

O Conselho Deliberativo da Coppe/UFRJ manifesta-se solidário com os familiares e com a comunidade universitária da Universidade Federal de Santa Catarina pelo sofrimento e consternação advindos da morte auto-infligida do Reitor Professor Luiz Carlos Cancellier de Olivo; manifesta-se também em alarmada advertência aos eventos de denúncia, acusação e responsabilização de dirigentes de órgãos públicos por pretensa conexão a atos lesivos à lei, sem a prudente cautela e o respaldo de evidência insofismavelmente formadora da necessária convicção.

Prof. Carlos Magluta - Presidente do Conselho Deliberativo da Coppe/UFRJ

Nota de pesar

A Coppe/UFRJ lamenta o falecimento do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, que cometeu suicídio na manhã desta segunda-feira. O reitor, desde o dia 14 de setembro, conforme noticiado pela imprensa, estava amargurado por ter sua imagem associada a práticas ilegais que não condizem com sua trajetória de acadêmico e gestor público, infelizmente veiculada, sem observância dos direitos fundamentais de presunção de inocência e do devido processo legal. Nos últimos dias almejava que a Justiça lhe desse o direito de continuar a orientar seus alunos. A Coppe transmite a seus familiares e amigos, assim como a todos da comunidade da irmã UFSC, o seu profundo pesar.

Uma Eletrobrás Eficiente É Possível

Sou contrário à privatização anunciada da Eletrobrás. O valor estimado de mercado da empresa, a bagatela de 20 a 30 bilhões de reais, é muito inferior aos investimentos já feitos e irrisório perante o rombo anual do governo, da ordem de159 bilhões de reais.

Luiz Pinguelli Rosa

Diretor de Relações Institucionais da Coppe/UFRJ

Autofinanciamento dos cursos Lato Sensu: a posição da Coppe/UFRJ

Os cursos Lato Sensu não fazem parte do elenco de cursos ofertados pelos “estabelecimentos oficiais” e não há previsão de recursos públicos destinados à sua oferta. O resultado imediato da proibição de cobranças dos cursos Lato Sensu será sua eliminação nessas instituições, tendo em vista que ofertá-los gratuitamente só seria possível com o uso de recursos, já não são suficientes, destinados, por exemplo, aos cursos obrigatórios de graduação.