/Perfil

  • Aquilino Senra: da base à primeira divisão

    A curiosidade demonstrada desde criança para compreender os mistérios do eletromagnetismo, da mecânica newtoniana, das reações nucleares e da gênese do universo levou Aquilino Senra Martinez, 63 anos, a optar pelas ciências exatas. Quando finalmente decidiu-se pela Física, já pensava em desenvolver um trabalho eminentemente teórico, como o faz até hoje.

  • Antonio Infantosi: um dos fundadores da Engenharia Biomédica da Coppe

    Nascido em 1947, Antonio Fernando Catelli Infantosi era professor titular do Programa de Engenharia Biomédica (PEB) da Coppe/UFRJ desde 1994. Ingressou na instituição, em 1973, como professor do Programa de Engenharia Biomédica (PEB), no qual foi coordenador de 1977 a 1981 e de 1987 a 1989. Foi o primeiro Diretor Superintendente da Fundação Coppetec, em 1993.

  • Alberto Luiz Galvão Coimbra: O idealismo em ação

    É inegável que Alberto Luiz Galvão Coimbra viu muito, muito longe, ao fundar a Coppe, em 1963. Numa época em que ser professor universitário no Brasil era só uma atividade extra, ele mexeu em vespeiros ao defender energicamente um modelo de ensino baseado em horário integral, com dedicação exclusiva. Quando as escolas de Engenharia se preocupavam, basicamente, em formar profissionais para o mercado, ele queria investir em pesquisa.

  • André Lucena: da medicina à economia e ao meio ambiente

    Carioca, nascido em Laranjeiras, em 1980, André Lucena queria ser médico, como o avô e o tio. No entanto, mudou de ideia, e, ao se formar em Economia, em 2002, André optou pela carreira acadêmica. No mesmo ano, ingressou no mestrado e, em seguida, iniciou o doutorado, ambos no Programa de Planejamento Energético da Coppe. Em 2011, a opção pela carreira acadêmica se concretizou. Aos 31 anos de idade, André Lucena ingressou na Coppe como professor adjunto

  • Argimiro R. Secchi: um gaúcho na linha de frente

    Nascido em 25 de outubro de 1965, em Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul, Argimiro Resende Secchi atribui sua opção pela Engenharia Química aos bons professores de matemática e química que teve no segundo grau, hoje denominado ensino médio, cursado no colégio Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Passo Fundo (RS).

Páginas