/Incubadora de Empresas

A Incubadora de Empresas da Coppe foi uma das pioneiras no país. Fundada em 1994, incentiva o empreendedorismo e a transferência de conhecimentos gerados em pesquisas acadêmicas para criação de novos serviços e produtos tecnológicos. Sua atuação está focada, principalmente, nas áreas de petróleo e gás, energia, meio ambiente e tecnologia da informação.

 

Conta atualmente com 29 empresas residentes e 61 graduadas. As empresas nascentes, entre elas as residentes e as graduadas, alcançaram em 2014 um faturamento de R$ 289 milhões e geraram mais de 1,2 mil postos de trabalho altamente qualificados, sendo 287 destinados a mestres e doutores.

 

Anualmente, a Incubadora abre editais de seleção. Os critérios para a escolha são: grau de inovação do produto ou serviço, potencial de interação com a UFRJ e viabilidade técnica e econômica.As empresas selecionadas podem ficar incubadas por um prazo de até três anos, durante os quais terão à disposição infraestrutura física e tecnológica, além de um pacote de serviços para o desenvolvimento da empresa na área de negócios. Esse prazo pode ser prorrogado em mais dois ciclos de um ano cada.

 

A Incubadora da Coppe faz parte de um ecossistema inovador existente na Cidade Universitária: o Parque Tecnológico da UFRJ. Esse ecossistema compreende centros de pesquisa e desenvolvimento de empresas maduras com longa trajetória em inovação e a presença de empresas nascentes inovadoras com alto conteúdo tecnológico, que tornam esse ambiente mais robusto.

/Contato

Caixa Postal 68568 teste

Telefone: +55(0xx21) 3733-1951

Telefone: +55(0xx21) 3733-1810

E-mail: inc@inc.coppe.ufrj.br

http://www.incubadora.coppe.ufrj.br

 

Casos de sucesso

  • OilFinder

    Criada para aproveitar as oportunidades do pré-sal, a empresa é especializada em modelos computacionais capazes de localizar a origem de exsudações de óleo no fundo do mar. Trata-se de uma tecnologia brasileira, pioneira no mundo. 
     

    “A tecnologia aumenta a eficiência da cadeia exploratória como um todo, diminuindo riscos operacionais e ambientais, reduzindo custos e aumentando o número de novas descobertas”, explica Manlio Mano, sócio-diretor da OilFinder.
     

    Ao concluirem o doutorado no mesmo Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce), da Coppe/UFRJ, os sócios passaram a interagir em vários projetos e serviços de P&D para Petrobras. A ideia da criação da OilFinder surgiu como consequência das especializações complementares dos sócios e, principalmente, do desenvolvimento da tecnologia de modelagem inversa.

    Desde a sua criação, em 2010, a empresa está na Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ. Segundo Manlio Mano, a permanência de empresa na Incubadora se dá por dois objetivos:  o primeiro é o complemento das competências de marketing e gestão; e o segundo é a proximidade da universidade e do Parque Tecnológico, que permitirá manter a P&D da empresa alinhada à inovação e às demandas do mercado.
     

    “Graças à Incubadora da Coppe, com gestores bastante próximos e assessorias em diferentes competências, saímos muito mais capacitados e seguros para tocar a OilFinder”, afirma Manlio.

  • EloGroup

    Eleita pela quarta vez como uma das melhores empresas de médio porte para se trabalhar no Brasil, a EloGroup é uma empresa de consultoria com foco em gestão de processos de negócios. Seu objetivo é trazer para o mercado soluções de gestão customizadas com alto grau de conhecimento embarcado e aderência integral às reais necessidades de seus clientes.

    A EloGroup desenvolve seus projetos balanceando, de forma eficiente, metodologias tradicionais para problemas já conhecidos, com soluções inovadoras para criação de vantagens competitivas. Esse modelo vem sendo aplicado, com grande sucesso, em diversos setores: instituições financeiras, varejo, energia, organizações públicas, telecomunicações, construção, manufatura, entre outros.

    Após trabalhar por alguns anos num grupo de pesquisas da Coppe/UFRJ, onde se dedicava a projetos de pesquisa aplicada à gestão de empresas, Rafael Clemente percebeu que existia espaço no mercado para empresas de consultoria e gestão, levando conceitos da academia para a dinamicidade do mercado. Com esse foco, fundou a EloGroup, com mais três sócios.

    Em 2007, a EloGroup ingressou na Incubadora de Empresas da Coppe, onde permaneceu até 2008 e recebeu toda a estrutura necessária para fazer o negócio decolar.

    “Nossa passagem pela Incubadora foi muito importante, pois permitiu uma colaboração grande com a Coppe. Foi o berço da nossa reputação no mercado e nos permitiu mostrar que tínhamos bases sólidas. Para mim, o principal ponto foi a representatividade da Coppe por trás do nosso nome”, diz Rafael Clemente. 

    Atualmente a EloGroup conta com oito sócios e 196 funcionários. Sua meta é se consolidar como uma das principais consultorias nacionais, reconhecida pela sua abordagem de transformação, pelos resultados gerados para seus clientes e para a sociedade, e por seu modelo inovador e de se organizar.

  • Confiance Medical

    Em 2002, três empreendedores decidiram unir forças para fundar a Confiance Medical, que, durante quatro anos, fez revenda e manutenção de equipamentos. Após iniciar atividades de pesquisa, desenvolvimento e fabricação de equipamentos médicos, a empresa ingressou em 2009 na Incubadora de Empresas da Coppe, onde permaneceu até 2011.

    Na Incubadora, estabeleceu relacionamento com o Programa de Engenharia Biomédica da Coppe, muito significativo para o desenvolvimento de um medicamento equipamento inovador: o Insuflador Eletrônico de CO2, utilizado na injeção controlada de gás carbônico na cavidade intra-abdominal para criação do campo de trabalho da videocirurgia.

    A Confiance Medical é dirigida por Cristiano Brega, Guarany Guimarães, Fernando Magero e Bruno Braga. Guarany e Cristiano eram revendedores de equipamentos médicos, e Fernando era técnico na mesma empresa. Bruno foi contratado como estagiário e evoluiu até se tornar sócio.

     

    A empresa está entre as 20 melhores companhias para se trabalhar no Rio de janeiro, de acordo com ranking realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ) e pela consultoria Great Place to Work. Em 2014, foi vencedora na categoria Melhor Empresa Graduada do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

     

    Também está entre as pequenas e médias empresas (PMEs) que mais crescem no Brasil, de acordo com a consultoria Deloitte e pela revista Exame PME em 2014. Recebeu, em 2013, o troféu Destaque do Ano no prêmio Empreendedor de Sucesso, da revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

     

    Para Cristiano Brega, o apoio da Incubadora foi fundamental para o sucesso da Confiance Medical: “Nossa passagem pela Incubadora de Empresas e a consequente aproximação com centros de pesquisa de ponta da Coppe, nos deram a segurança necessária para desenvolver equipamentos cada vez mais inovadores”, afirmou.

    Hoje, além de ter todas as suas atividades autorizadas pela Anvisa, a empresa possui a maior certificação compulsória de qualidade do setor, a Certificação de Boas Práticas de Fabricação (BPF), da Anvisa, e teve faturamento de mais de R$ 10 milhões em 2014.