/Parque Tecnológico da UFRJ

O Parque Tecnológico da UFRJ está situado no campus da Ilha da Cidade Universitária, em uma área de 350 mil metros quadrados. Tem por objetivo estimular a interação entre a universidade – alunos e corpo acadêmico – e empresas, transformando conhecimento em emprego e renda por meio da oferta de produtos e serviços inovadores para a sociedade. Desde a sua inauguração, os investimentos no Parque alcançaram mais de R$ 1 bilhão. Atualmente, cerca de 1,5 mil pessoas trabalham no local.


O Parque iniciou suas atividades em 2003, com a inauguração do LabOceano, o laboratório da Coppe/UFRJ que possui o tanque de testes mais profundo do mundo e realiza pesquisas e ensaios voltados para os setores de óleo e gás e indústria naval. Atualmente, abriga centros de pesquisa de 14 grandes empresas e de 7 pequenas e médias. Além do LabOceano, outros laboratórios da Coppe estão instalados no local: o Centro de Excelência em Gás Natural (CEGN), o Núcleo de Estruturas Oceânicas (NEO) e o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) - unidade Parque Tecnológico, que abriga o supercomputador da Coppe.


Com a instalação dos centros de pesquisa das empresas e dos laboratórios da Coppe, o Parque Tecnológico se confirma como um polo de pesquisa e desenvolvimento. A proposta é que esses laboratórios atuem em conjunto com as empresas no desenvolvimento de soluções inovadoras. Entre as grandes empresas instaladas no Parque estão BG, FMC Technologies, EMC², Halliburton, Schlumberger, Siemens, Tenaris e Vallourec. Nesse ambiente de inovação, encontram-se ainda os centros de pesquisa de outras duas companhias, GE e L’Oréal, localizados na Ilha de Bom Jesus.

 

Saiba mais.