/Notícias

• UFRJ lança plataforma que apresenta pesquisas da universidade para a sociedade

Para aproximar o conhecimento produzido dentro da UFRJ e os possíveis parceiros para projetos, a universidade está lançando a plataforma Conecta UFRJ, que apresentará para a sociedade o trabalho de todos seus pesquisadores.

• VI Brispe - Inscrições abertas, até 12/10, para submissão de trabalhos

As inscrições estão abertas, até o dia 12 de outubro, para a submissão de resumos (abstracts) para apresentações orais, ou de posters, no VI Brispe (Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics). Organizado pela Coppe/UFRJ, Instituto de Bioquímica Médica (IBqM/UFRJ) e Fiocruz, o evento será realizado, de maneira remota, nos dias 28 e 29 de outubro.

• Coppe tem 67 professores entre os 10 mil melhores cientistas da América Latina

A Coppe/UFRJ tem 67 de seus professores listados entre os 10 mil cientistas mais produtivos da América Latina, de acordo com o novo sistema de ranqueamento científico, o AD Scientific Index. O Programa de Engenharia Elétrica (PEE) é o programa acadêmico da Coppe com mais professores com destaque na lista: quinze.

• Nelson Maculan falará sobre conquistas e derrotas durante seus 50 anos dedicados à UFRJ

“50 anos dedicados à Universidade Federal do Rio de Janeiro: conquistas e derrotas” é o tema da palestra do próximo Ciclo de Seminários PESC, a ser proferida, dia 06 de outubro, às 18 horas, pelo professor emérito Nelson Maculan, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da Coppe/UFRJ.

• Coppe pleiteia à Capes a retomada da avaliação quadrienal

A Coppe/UFRJ juntou-se, nesta segunda-feira, 27 de setembro, às entidades representativas da ciência brasileira, no pleito para que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) retome a sua avaliação para o quadriênio 2017-2020.

• Aluna da Coppe é finalista de competição do British Council com video sobre Energia Nuclear

A aluna do Programa de Engenharia Nuclear da Coppe/UFRJ, Larissa Pinheiro, é finalista da FameLab Climate Change Communicators, uma edição especial da Famelab, competição internacional de comunicação científica, organizada pelo British Council. Com um vídeo de três minutos, Larissa foi selecionada entre comunicadores de dezenas de países, explicando a importância da energia nuclear na solução para a transição energética sustentável.

• Coppe promove treinamento sobre Clima, NDC e Transportes

Estão abertas até 07 de outubro as inscrições para o treinamento Clima, NDC e Transportes: criando a linha de base. Promovido pela Coppe/UFRJ, em parceria com o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), e apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), o curso tem como objetivo apresentar e debater a política climática nacional e a Contribuição Nacional Determinada (NDC) brasileira, com foco no setor de Transportes.

• Conselho do Cern aprova a adesão do Brasil como membro associado

O Brasil se tornou nesta sexta-feira, 24 de setembro, membro associado do Cern, o mais importante laboratório de física de partículas do mundo. A adesão do país foi aceita, por unanimidade, pelo conselho do Cern.

• Três professores da Coppe entre representantes brasileiros no BRICS Young Scientist Forum

Os professores da Coppe/UFRJ, Carolina Naveira-Cotta, Claudio Miceli de Farias, e Rodrigo de Souza Couto estão entre os 20 pesquisadores que representarão o Brasil no sexto conclave do Fórum de Jovens Cientistas do BRICS (BRICS Young Scientist Forum Conclave).

• UFRJ é a melhor universidade federal do Brasil, avalia ranking britânico

A UFRJ é a melhor universidade federal do país. A avaliação é do QS Latin America 2022, um dos mais respeitados rankings acadêmicos. Nessa 11ª edição do ranking, 416 instituições da América Latina foram avaliadas. Na região latino-americana, a UFRJ ficou em nono lugar pela quarta vez consecutiva.