/Ônibus híbrido a hidrogênio

O H2+2 é um ônibus híbrido movido a energia elétrica, obtida de bateria abastecida na rede e complementada com energia produzida a bordo, por meio de pilha a combustível alimentada com hidrogênio. É um veículo silencioso, com eficiência energética maior que a dos ônibus a diesel e com emissão zero de poluentes. Com tecnologia 100% nacional, o veículo foi lançado durante a Rio+20, o evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012, no Rio de Janeiro.
 
 
Segunda versão do ônibus, o H2+2 é 40% mais eficiente no aproveitamento da energia e com custo de fabricação 30% menor que o modelo anterior, o H2, lançado em 2010. Mudanças no sistema de tração permitiram reduzir a potência da pilha a combustível e torná-la mais leve, sem comprometer o desempenho do veículo.
 
 
Energia cinética
 
 
O ônibus a hidrogênio da Coppe tem autonomia superior a300 quilômetros, o equivalente ao deslocamento médio diário dos ônibus urbanos a diesel. Assim como os carros de Fórmula 1, recupera a energia cinética, que é produzida com a movimentação e, nos veículos comuns,desperdiçada nas desacelerações e frenagens. No H2+2, é regenerada em energia elétrica e reaproveitada.
 
 
Saiba mais:
 
 
 
 
 
 
Vídeo: