Cursos da Coppe obtêm conceitos de excelência na avaliação da Capes

Planeta COPPE / Engenharia Biomédica / Engenharia Civil / Engenharia de Nanotecnologia / Engenharia de Produção / Engenharia de Sistemas e Computação / Engenharia de Transportes / Engenharia Elétrica / Engenharia Mecânica / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Engenharia Nuclear / Engenharia Oceânica / Engenharia Química / Planejamento Enérgico / Notícias

Data: 20/09/2017

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, nesta terça-feira, 19 de setembro, o resultado da sua Avaliação Quadrienal 2017 dos programas de pós-graduação do Brasil. A Coppe/UFRJ destaca-se entre as instituições de pós-graduação, com 70% de seus cursos de mestrado e doutorado avaliados com conceitos de excelência internacional (6 e 7), atribuídos a cursos com desempenho equivalente aos dos mais importantes centros de ensino e pesquisa do mundo. Dos 4.175 programas avaliados em todo o país, 11% alcançaram nível de excelência internacional.

Na Coppe, foram avaliados com grau 7 os programas de Engenharia Química (PEQ); Engenharia Mecânica (PEM) e Engenharia de Sistemas e Computação (PESC). Receberam nota 6 os programas de Engenharia Biomédica (PEB); Engenharia Civil (PEC); Engenharia Elétrica (PEE); Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM); Engenharia Nuclear (PEN), e o Programa de Planejamento Energético (PPE).

O Programa de Engenharia de Transportes (PET) recebeu conceito 5. Foram avaliados com conceito 4 os programas de Engenharia de Nanotecnologia (PENt); Engenharia de Produção (PEP). Engenharia Oceânica (PENO).

“Recebemos o resultado com satisfação. A Coppe se mantém como importante centro de geração de conhecimento e, principalmente, de formação de pessoal de alto nível para o nosso país. Isso é motivo de alegria e orgulho. Parabéns a todos!”, saudou o diretor da Coppe, professor Edson Watanabe, que em seguida, completou: “mas lembrando o nosso fundador, professor Coimbra, vamos continuar em nossa missão de contribuir ainda mais”.

O país conta com 347 cursos de pós-graduação em engenharia, sendo que 14% deles obtiveram grau de excelência internacional. Os dados gerais indicam que o Sistema Nacional da Pós-Graduação (SNPG) cresceu 25% nos últimos quatro anos – em dados absolutos o sistema avançou de 3.337 para 4.175 programas entre os anos de 2013 e 2016. A avaliação quadrienal da Capes revelou que este crescimento foi acompanhado pela manutenção da qualidade da pós-graduação brasileira. A maioria dos 4.175 programas avaliados (67%) tiveram suas notas mantidas; 22% aumentaram as notas e apenas 11% apresentaram queda nos índices. Os 1.550 consultores reunidos pela Capes avaliaram os 4.175 programas de pós-graduação stricto sensu.

  • Capes