Lista de Livros

/Livros


Fundamentos de Ensaio de Vazamento e Estanqueidade

  • Autor: J. da Cruz Payão Filho, W. Schmidt e G. Schröder
  • Editora: Forschungszentrum Jülich
  • Onde Comprar: O pode ser adquirido na Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos (ABENDE) Tel.: (11) 50710400 Tratar com Sra. Irany R. Guapiaçu, 5 – Mirandópolis 04022-020 São Paulo (SP) E-mail: cursos@abende.org.br

Este trabalho sobre “Fundamentos de Ensaio de Vazamento e Estanqueidade” foi elaborado dentro da Cooperação Alemã-Brasileira no campo de Ensaios Não Destrutivos. Tal cooperação é apoiada pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa 9BMBF), Alemanha, através da Agência Internacional do BMBF (FZJ), e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Brasil, através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


O projeto de ensaios não destrutivos engloba já há alguns anos diversos subprojetos, coordenados pelo Prof. Dieter Stegemann, da Universidade de Hannover. Estes subprojetos são de ensaio de correntes parasitas, de inspeção subaquática e técnica de radiografia microfoco. O subprojeto de ensaio de estanqueidade e vazamento foi realizado pelo lado alemão pelo Departamento Central de Tecnologia (ZAT). Em 1995, foi realizado na ABENDE, em Limeira (SP), o primeiro seminário de ensaio de estanqueidade e vazamento.


Este livro, e um outro intitulado “Exercícios Teóricos e Práticos de Ensaio de Vazamento e Estanqueidade [1.8]”, foram escritos para serem usados como material didático nos cursos de estanqueidade e vazamento no Brasil. Sem a ajuda dos dois co-autores eu não poderia tê-los escrito. Agradeço, portanto, ao Dr. Wilfried Schmidt, da Associação Alemã de Ensaios Não Destrutivos (DGZfP), pela sua cooperação na a\compilação dos livros, e ao Prof. João Payão Filho, da Coordenação dos Programas de Pós-graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), pela sua ajuda na redação, tradução e revisão dos livros. Agradeço tam’bem ao Engº. Fred Pauly (FZJ/ZAT) pela revisão dos exercícios teóricos e práticos, bem como pelas suas observações e sugestões.


Gerald Schröder

  • Publicado em - 24/07/2003