Coppe, Inmetro e PUC-Rio desenvolvem tecido antiviral para máscaras de proteção à Covid-19

Pesquisadores desenvolvem tecido para máscaras que pode neutralizar a ação do coronavírus. Fruto de uma parceria entre Inmetro, Coppe/UFRJ, e CTC- PUC-Rio, o tecido composto por nanopartículas atua como um poderoso filtro que inativa os elementos virais respiratórios, como o SARS-CoV-2. A proposta é disponibilizar a tecnologia, sem custo, para que o material possa ser produzido em escala industrial. O projeto conta com o financiamento da Faperj.

  • Alunos da Coppe e do Cefet conquistam o bicampeonato na maratona mundial Invent for the Planet 2020

    Os alunos da Coppe/UFRJ e do Cefet-RJ venceram a maratona mundial de inovação Invent for the Planet, pelo segundo ano consecutivo. O resultado acaba de ser divulgado pela Texas A&M University (EUA), responsável pela final do campeonato.

  • Laboratório da Coppe produz álcool 70% com tecnologia inovadora de filtragem

    O Centro de Pesquisas e Caracterização de Petróleo e Combustíveis (Coppecomb) da Coppe/UFRJ está produzindo álcool 70% a partir de tecnologia de filtragem que retira as impurezas do etanol, tornando-o apropriado para uso hospitalar. Primeiro laboratório a receber os kits de filtragem, que combinam filtros por carvão, resina e membranas, o Coppecomb integra o Grupo de Trabalho do Álcool da UFRJ, cujo projeto foi um dos vencedores no edital Desafio Vale Covid-19 para iniciativas inovadoras de combate ao novo Coronavírus. O projeto, que contempla cinco universidades brasileiras, possibilitará a produção e doação de mais de 30 mil litros de álcool 70% por semana.

  • Coppe testa com sucesso ventilador de exceção para Covid-19 em pacientes

    O ventilador de exceção para Covid-19 UFRJ (VExCO) desenvolvido na Coppe/UFRJ foi testado com sucesso em pacientes do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). Dois exemplares do equipamento instalados nas UTIs do HUCFF reproduziram o modo de ventilação a que vinham sendo submetidos cinco pacientes em estado grave. Os testes aconteceram sem nenhuma intercorrência, comprovando a segurança do produto desenvolvido especificamente para o tratamento de vítimas da Covid-19 em estado grave.

/ Perfil

Jacques de Medina: o engenheiro que se descobriu professor

Carioca, nascido em 1925, o professor emérito da Coppe/UFRJ, Jacques de Medina, ingressou na Coppe, em 1967, quando...

/ Livro

Fragmentos de um Discurso Acadêmico

“Fragmentos de um Discurso Acadêmico” apresenta o percurso profissional e atividades realizadas pelo docente, com 42...

/ Vídeos da COPPE

Conheça os 13 programas da Coppe UFRJ sob o olhar de seus coordenadores

/ Newsletter COPPE

Assine a newsletter e receba em seu email as principais notícias da Coppe.