Coppe se despede de 2020 com premiação e mensagem de esperança

O protagonismo da Ciência e dos pesquisadores em 2020 no enfrentamento da Covid-19 marcou os pronunciamentos na emocionante cerimônia de entrega do Prêmio Coppe Mérito Acadêmico 2020, nesta quarta-feira, 23 de dezembro. Transmitida ao vivo pelo canal da Coppe no YouTube, a cerimônia fez parte da programação do evento de encerramento das atividades acadêmicas.

  • Projeto da Coppe levará a fármacos mais eficientes no combate à Covid-19

    Pesquisadores dos Programas de Engenharia Química e Engenharia da Nanotecnologia da Coppe/UFRJ iniciaram um projeto para desenvolvimento de nanopartículas que sirvam como vetores para os principais medicamentos utilizados no combate à Covid-19. O projeto possibilitará o desenvolvimento de medicamentos antivirais mais eficientes e seguros contra o coronavírus.

  • Professora da Coppe é uma das autoras de relatório do Pnuma

    A professora Joana Portugal Pereira, da Coppe/UFRJ, é uma das autoras do Relatório de Lacuna de Emissões 2020, lançado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente nesta quarta-feira, 9 de dezembro. De acordo com o relatório, uma recuperação verde no pós-pandemia é essencial para aproximar o mundo das metas do Acordo de Paris. Políticas públicas corretas poderiam reduzir até 2030 um quarto das emissões de gases causadores do efeito estufa.

  • Pesquisadores da Coppe desenvolvem tecnologia inovadora para tratamento de câncer

    Professores e pesquisadores da Coppe/UFRJ desenvolveram uma nanotecnologia inovadora para tratamento de câncer por hipertermia. Os pesquisadores liderados pelo professor Dilson dos Santos sintetizaram nanocubos de paládio e nanopartículas de paládio e óxido de cério, ambas sob a forma de hidreto. Essa tecnologia, ainda deve ser testada in vivo, de modo a permitir uma melhor adequação dos parâmetros para, mediante irradiação por laser, eliminar células tumorais com alta eficiência e sem afetar as células saudáveis ao redor do tumor.

/ Perfil

Leda Castilho

Professora Titular da UFRJ, Pesquisadora 1C do CNPq e Cientista do Nosso Estado da Faperj, Leda Castilho teve seu nome...

/ Livro

Fragmentos de um Discurso Acadêmico

“Fragmentos de um Discurso Acadêmico” apresenta o percurso profissional e atividades realizadas pelo docente, com 42...

/ Vídeos da COPPE

Conheça os 13 programas da Coppe UFRJ sob o olhar de seus coordenadores

/ Newsletter COPPE

Assine a newsletter e receba em seu email as principais notícias da Coppe.