/2ª Escola de Nanociência e Nanotecnologia
- Local: COPPE
- Data: 30/07/2007 a 03/08/2007
- Site: www.metalmat.ufrj.br/escolanano
Será realizada entre os dias 30 de julho e 3 de agosto a 2ª Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ. Sob a coordenação do professor do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da COPPE, Sérgio de Souza Camargo Júnior, a Escola tem como objetivo divulgar e disseminar o conhecimento, bem como atrair a atenção de estudantes e pesquisadores para a Nanociência e a Nanotecnolgia. A Escola pretende, desta forma, oferecer aos participantes de diversas formações uma visão mais abrangente dessa área do conhecimento, destacando sua multi e interdisciplinaridade.
Dirigida aos alunos de pós-graduação ou que estejam na fase final do curso de graduação nas áreas tecnológica, de ciências básicas e de ciências da saúde, a Escola, com uma carga de 40 horas, terá sua programação dividida em cinco temas-chaves: Dinâmica Molecular, Nanocatálise, Materiais Nanocompósitos, Microsocopia de Ponta de Prova e Nanofármacos. Os alunos foram selecionados, por meio de currículos, entre os que fizeram inscrição no site do evento. Eles participarão de palestras e mini-cursos, com aulas teóricas e atividades práticas. O professor Sérgio Camargo diz que, desta forma, os estudantes terão a oportunidade de adquirir maior experiência, por meio do contato direto com o trabalho de pesquisa.
Dentre as diversas palestras programadas, o professor do Programa de Engenharia Química da COPPE, Martin Schmal, que coordena o Núcleo de Catálise da instituição, irá proferir a Aula Magna do dia 31 de julho, com o tema “Nanociência em Catálise – Fundamentos e Aplicações”. Schmal vem desenvolvendo pesquisas com nanocatalisadores voltados para a aplicação em células a combustível, cujo objetivo é eliminar o monóxido de carbono existente no etanol e gás natural, combustíveis usados em veículos e indústrias. Segundo o professor, quanto menor o tamanho da partícula catalítica, mais eficiente se torna o catalisador. Sua equipe na COPPE vem trabalhando com determinação nesta pesquisa, testando catalisadores com matérias-primas disponíveis no país. O objetivo é produzir nanopartículas, associando eficiência e baixo custo.
O professor Schmal foi um dos representantes do Brasil no India-Brazil-South Africa (IBSA) Nanotechnology, evento realizado no mês de abril, em Kalpakkam, na Índia, que reuniu especialistas dos três países para identificar e discutir áreas potenciais de colaboração em pesquisas na área de nanotecnologia. A interação é fruto de um acordo firmado entre os governos desses países no ano passado, que prevê investimentos de um milhão de dólares, de cada país, neste programa de colaboração em C&T, até o final de 2007. O objetivo é promover o intercâmbio em pesquisas de nanotecnologia voltadas para as áreas de novos materiais, saúde, tratamento de água, agricultura, meio ambiente e catálise.
A Aula Magna do dia 2 de agosto terá como tema “Microscopias de ponta de prova e seu alcance em nanociência e nanotecnologia” e será proferida pela professora Renata Simão, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da COPPE. Trata-se de uma técnica que permite análises, em escala atômica de qualquer tipo de material, seja ele natural, artificial, sintético, orgânico ou inorgânico. Renata explica que este tipo de microscopia permite a visualização de partículas menores do que um nanometro – medida correspondente a um bilionésimo de metro.
Alguns exemplos da aplicação da nanotecnologia já podem ser encontrados no Laboratório de Superfícies e Filmes Finos da COPPE. Seus pesquisadores estão desenvolvendo pesquisas de ponta que poderão facilitar o dia-a-dia de muitas pessoas, a partir do controle das propriedades de superfície dos materiais. “Como parte do resultado dos estudos, já poderemos ter, por exemplo, lentes de óculos com maior durabilidade e à prova de riscos e espelhos que não fiquem embaçados”, garante o Prof. Sérgio Camargo.
A Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ é uma iniciativa conjunta de seis unidades da universidade: COPPE, Instituto de Biofísica, Instituto de Física, Instituto de Macromoléculas, Instituto de Química e Escola de Química. Veja a programação completa no site do evento: http://www.metalmat.ufrj.br/escolanano
- Publicado em - 06/05/2014