Lista completa

/A política energética e climática no governo Obama

  • Palestrantes: Howard Geller
  • Local: Auditório do Programa de Planejamento Energético da Coppe, Bloco C, sala 216, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária
  • Data: 06/04/2009
  • Hora: 14:00

O físico americano, Howard Geller, doutor em eficiência energética, profere palestra na Coppe, na próxima segunda-feira, dia 6 de abril, às 14 horas, sobre “As perspectivas da política energética e climática norte-americana no governo Obama”. Diretor executivo da Southwest Energy Efficiency Project (SWEEP) - organização não-governamental voltada para o setor energético -, Geller coordena programas de eficiência energética em seis estados americanos. A palestra será proferida no auditório do Programa de Planejamento Energético da Coppe, na sala 216, do bloco C, no Centro de Tecnologia – Ilha do Fundão.

Howard Geller foi um importante colaborador na implantação do Programa Nacional de Conservação de Energia (Procel), na década de 80, executado pela Eletrobrás, que contou também com a participação de pesquisadores do Programa de Planejamento Energético da Coppe. O especialista defende metas arrojadas para os EUA de redução no consumo de combustíveis fósseis. Segundo ele, o país tem condições de reduzir em torno de 50% o consumo até 2050, bastando para isso adotar medidas de eficiência energética, substituir combustíveis fósseis por fontes renováveis e alterar padrões de consumo.

“Mais de 300 cidades americanas são favoráveis aos EUA cumprirem as medidas de redução estabelecidas pelo Protocolo de Quioto para reduzir a emissão de gases do efeito estufa”, revelou Geller, surpreendendo a platéia durante palestra ministrada em sua última visita à Coppe. Há dois anos 23 estados americanos já tinham decidido reduzir emissões de dióxido de carbono investindo em fontes alternativas de energia.

Nos últimos anos, de acordo com o especialista, vários estados e municípios americanos adotaram medidas autônomas para combater as causas do efeito estufa, contrariando a política adotada pelo governo Bush para o tema mudanças climáticas. “Independente do governo americano não ter assinado o Protocolo, eles estão adotando medidas por conta própria”, afirmou.

  • Publicado em - 29/04/2014