/Competitividade da indústria chinesa
- Local: São Paulo
- Data: 04/09/2012
O professor Claudio Habert, do Programa de Engenharia Química da Coppe, apresentou hoje (04/09), em São Paulo, dados da pesquisa “Tecnologia e Competitividade em Setores Básicos da Indústria Chinesa: Estudos de Caso”. A apresentação fez parte da programação do seminário “A Competitividade Industrial Chinesa no Século XXI”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República.
O estudo (leia aqui) desenvolvido pela Coppe teve como objetivo abordar prospectivamente casos selecionados de empresas nos setores eletro-eletrônico, químico e metal-mecânico. O trabalho mostrou a transformação da indústria da China a partir da inserção crescente de inovação tecnológica. A pesquisa foi elaborada por uma equipe coordenada pelo professor Adriano Proença, do Programa de Engenharia de Produção, e composta pelos professores Habert; Maurício Aredes, do Programa de Engenharia Elétrica; e Sérgio de Souza Camargo Jr., do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.
A pesquisa também aponta iniciativas chinesas que podem ser adotadas na indústria do Brasil, além de ações de intercâmbio entre os dois países.
- Publicado em - 17/04/2014