/Comunidades Criativas e Estilos de Vida Sustentáveis
- Local: COPPE
- Data: 18/04/2007
Comunidades criativas e estilos de vida sustentáveis. Essa tendência, que tem norteado comunidades na busca de soluções alternativas para problemas comuns ao dia-a-dia, foi tema de workshop na COPPE, dia 18 de abril. Promovido pelo Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social (LTDS) da COPPE, conta com a parceria do Laboratório Interdisciplinar em Design de Interesse Social (LIDIS/DI), da Escola de Belas Artes da UFRJ, e da Rede Internacional de pesquisadores vinculados ao projeto Creative Communities for Sustainable Lifestyles (CCSL).
O workshop contou com a participação do professor da LA Cambre School, de Bruxelas, François Jégou, especialista em design sustentável. O pesquisador belga é co-idealizador do projeto, junto com o professor do Instituto Politécnico de Milão, Ezio Manzini. Uma das maiores referências mundiais no assunto, Manzini estará na COPPE, no segundo semestre deste ano, para ministrar curso sobre Inovação Social e Design Sustentável.
O projeto Creative Communities for Sustainable Lifestyles é voltado para um novo padrão de bem-estar social baseado em produtos e serviços sustentáveis, que viabilizem soluções eficientes e acessíveis para o cotidiano das pessoas. Segundo o professor Roberto Bartholo, coordenador do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social (LTDS) da COPPE, iniciativas de Comunidades Criativas englobam soluções nas áreas de moradia, alimentação, trabalho, educação, saúde e empreendedorismo de interesse social, sob a forma de diversos serviços autogeridos, como creches, jardins e hortas comunitárias, redes de comércio direto de alimentos orgânicos, dentre outros.
Segundo a professora Beany Monteiro, coordenadora do Laboratório Interdisciplinar em Design de Interesse Social (LIDIS/DI) da Escola de Belas Artes da UFRJ, o objetivo do evento é estimular o surgimento no país de empreendimentos desse tipo que já existem em grande número no exterior. Na Europa, essa é uma tendência que vem crescendo. “É a inovação social sustentável aplicada ao cotidiano e propiciando novos modos de vida”, afirma a professora.
- Publicado em - 06/05/2014