Lista completa

/COPPE debate política energética americana e mudanças climáticas

  • Palestrantes: Howard Geller
  • Local: Auditório da Coppe, bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária – Ilha do Fundão
  • Data: 25/05/2007
  • Hora: 10:00

A política energética americana no contexto das mudanças climáticas é o tema da conferência que será proferida pelo especialista em eficiência energética, Howard Geller, no próximo dia 25 de maio, sexta-feira, às 10 h, no auditório da COPPE, Centro de Tecnologia, Bloco G, sala 122, Cidade Universitária - Ilha do Fundão. O especialista americano afirma que os EUA podem reduzir em torno de 50% o consumo de combustíveis fósseis até 2050. Para isso, basta adotar medidas de eficiência energética, substituir combustíveis fósseis por fontes renováveis e alterar padrões de consumo. A conferência será seguida de debate coordenado pelos professores do Programa de Planejamento Energético da COPPE, Luiz Pinguelli Rosa e Roberto Schaeffer.

Geller, que atualmente coordena programas de eficiência energética em seis estados americanos, foi um importante colaborador na implantação do Procel no Brasil, em meados da década de 80, um programa de eficiência energética executado pela Eletrobrás.

O relatório do IPCC divulgado no último dia 4 de maio, que teve entre seus autores os professores da COPPE Suzana Kahn Ribeiro, Roberto Schaeffer e Emilio La Rovere, recomenda a eficiência energética como uma das medidas mais eficazes, em curto e médio prazo, para o combate ao efeito estufa. De acordo com o relatório, ações voltadas para tornar mais eficiente o uso da energia podem reduzir em cerca de 30% a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa proveniente do uso da energia. No caso do transporte, por exemplo, que responde por 24% do total de emissão de CO2 e é o que mais cresce – 2% ao ano, o relatório mostra que medidas de eficiência energética podem reduzir de 5% a 20% a emissão neste setor.

Energia e mudanças climáticas serão os principais temas abordados na reunião do G8, no próximo mês de junho, na Alemanha, que contará também com a participação dos governantes da China, Índia, Brasil, África do Sul e México (os chamados +5). Na reunião será divulgada uma proposta de eficiência energética que foi elaborada por 20 especialistas de vários países, entre eles o brasileiro Roberto Schaeffer, professor de Planejamento Energético da COPPE. A proposta, que foi coordenada pela UN Foundation, e será apresentada pelo governo da Alemanha, que por ora detém a presidência do G8, durante a reunião, destaca a eficiência energética como uma estratégia imediata para enfrentar o problema das mudanças climáticas e aumentar a segurança energética dos países, com claros ganhos econômicos.

  • Publicado em - 06/05/2014