Lista completa

/Coppe e Coep debatem prevenção dos efeitos dos temporais no Rio

  • Local: Auditório do Centro de Gestão Tecnológica (CGTEC) da Coppe, Centro de Tecnologia (CT2), Cidade Universitária
  • Data: 02/06/2010
  • Hora: 9:30

A Coppe e Coep promovem, dia 2 de junho, o “II Seminário Prevenção e Controle dos Efeitos dos Temporais no Rio de Janeiro – avanços, retrocessos e desafios”. O evento é aberto ao público e tem como objetivo avaliar o avanço e os retrocessos ocorridos desde a realização do I Seminário, em agosto de 1996.
 

O seminário será aberto pelo pelo diretor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, presidente do Coep, André Spitz, João de Mello Neto, secretário adjunto da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência do Rio de Janeiro (SBPC-RJ). Em seguida, haverá palestras sobre: “Ações Emergenciais”, com Moacyer Duarte; “Alerta Metereológico”, com Audálio Rebelo Torres Júnior; “Encostas”, com Willy Lacerda; “Inundações”, com Paulo Canedo; e “Planejamento Urbano, Habitações e Transportes”, com Carlos Nassi, todos da Coppe/UFRJ.
 

O evento será realizado, das 9:30 às 12:30 horas, no auditório do Centro de Gestão Tecnológica (CGTEC), no prédio novo da Coppe, na Cidade Universitária, Ilha do Fundão.


Atuação do COEP
 

Desde sua criação, em 1993, o Comitê de Entidades no Combate á Fome e pela Vida (Coep) vem mobilizando e articulando suas associadas e outras organizações e pessoas para o enfrentamento de problemas decorrentes de eventos climáticos extremos. Estas iniciativas abrangem desde ações pontuais para fazer frente a situações de emergência causadas por calamidades, como enchentes e secas, até a articulação de ações estruturais, de mais longo prazo, envolvendo diferentes parceiros.


Nesse sentido, em 28 de fevereiro de 1996, após as enxurradas que atingiram o Rio de Janeiro, deixando 6.500 desabrigados, o Coep articulou suas associadas para discutir um plano de ajuda aos atingidos pelas fortes chuvas de 15 dias antes. A proposta era também formular uma estratégia de longo prazo para futuras emergências. Foi assim que surgiu a idéia do seminário Prevenção e Controle dos Efeitos dos Temporais no Rio de Janeiro, organizado pela Coep e pela Coppe/UFRJ, em agosto de 1996.


No evento, que reuniu técnicos, pesquisadores de várias universidades e institutos de pesquisa, políticos e militantes de ONGs, foram partilhados experiências e conhecimentos. Foram, também, criados grupos de trabalho visando à formulação de um conjunto de recomendações para apresentação às autoridades e à sociedade.


Todos esses trabalhos resultaram na publicação, pela Coppe/UFRJ, do livro “Tormentas Cariocas: Prevenção e Controle dos Efeitos dos Temporais no Rio de Janeiro”, distribuído para gestores dos municípios, representantes de órgãos públicos, do estado e dos municípios do Rio, Ong’s, parlamentares, órgãos técnicos.

  • Publicado em - 28/04/2014