/Coppe entrega premiação do Sistema de Gestão Integrado
- Local: Auditório do Centro de Tecnologia 2 (CT 2) da UFRJ, na Cidade Universitária
- Data: 26/11/2014
- Hora: 9:00
A Diretoria e o Núcleo de Excelência em Gestão da Qualidade (Negeq) da Coppe/UFRJ entregam, no próximo dia 26 de novembro, às 9 horas, troféus e certificados do programa Sistema de Gestão Integrado a laboratórios e áreas da Coppe e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). A premiação será realizada na abertura do III Encontro de Gestão Pública na Coppe (III Egepub), no auditório do Centro de Tecnologia 2 (CT 2) da UFRJ, na Cidade Universitária.
Na ocasião será entregue o Troféu Ouro Self-Audit ao Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS) da Coppe; à Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Fundação Coppetec); e ao Laboratório de Macromoléculas e Colóides na Indústria do Petróleo (LMCP), do Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano (IMA) da UFRJ. Serão concedidos também certificados a outros laboratórios e áreas da Coppe e do IFRJ, que cumpriram uma série de requisitos relacionados às normas NBR ISO 9001:2008; NBR ISO 14001:2004 e BS OHSAS 18001:2007.
Vinculado à Diretoria da Coppe, o Núcleo de Excelência em Gestão da Qualidade tem por objetivo qualificar pessoas, produtos e instalações de acordo com as normas NBR ISO 9001:2008, de sistemas de gestão da qualidade; NBR ISO 14001:2004, de sistemas de gestão ambiental; e BS OHSAS 18001:2007, de sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho.
“Ao cumprir os requisitos estabelecidos no Sistema de Gestão Integrado e implantá-los, tanto os laboratórios e áreas da Coppe como os de outras instituições mostram que estão prontos para contratar e receber os certificados emitidos por organismos de certificação externos. Estão prontos para obter a chamada certificação de terceira parte”, afirma o coordenador do Negeq, Fernando Sepúlveda, lembrando que esses certificados são acreditados em todo o mundo. “Esses certificados dão maior credibilidade aos laboratórios e às instituições, que passam a serem vistos no mercado como laboratórios de classe mundial, já que seus processos estão totalmente em conformidade com as normas da qualidade, ambientais ou de segurança e saúde no trabalho”, explica Fernando Sepúlveda.
Alguns laboratórios da Coppe e do IMA/UFRJ comprovam que a participação no programa de Sistema de Gestão Integrado foi importante para a conquista da certificação externa. Após cumprir a metodologia desenvolvida na Coppe, o LTS obteve os certificados ISO 9002:1994 e ISO 9001:2008. O mesmo ocorreu com o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce), com a Fundação Coppetec e com o LMCP do IMA/UFRJ, que conquistaram o certificado 9001:2008.
- Publicado em - 01/12/2014