/Coppe inaugura laboratório para produzir ligas metálicas
- Local: Auditório do Centro de Gestão Tecnológica (CGTEC) da Coppe, Centro de Tecnologia (CT2), Cidade Universitária
- Data: 05/05/2010
- Hora: 11:00
A Coppe inaugura, amanhã, dia 5 de maio, o Laboratório Mulltiusuário de Fusão a Arco, que dará início ao processo de fusão da primeira liga experimental de Zircônio do Brasil para uso na área nuclear. O evento, que contará com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende, será realizado, às 11 horas, no auditório do Centro de Gestão Tecnológica (CGTEC) da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2), rua Moniz de Aragão, s/n, (atrás do Bloco-I), Cidade Universitária, Ilha do Fundão.
A tecnologia desenvolvida no laboratório, ainda dominada por poucos países, será transferida para a indústria nacional, possibilitando a produção desses materiais, desde a matéria-prima até a fusão propriamente dita. A implantação do laboratório contou com financiamento da Finep, com o apoio da Faperj, do CNPq e da Fundação Coppetec.
“Essa é uma oportunidade para que o Brasil se torne o primeiro produtor de ligas especiais no hemisfério sul”, afirma o professor da Coppe, Luiz Henrique de Almeida, coordenador do laboratório.
O laboratório é fruto de uma parceira entre o Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe, Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e Instituto Militar de Engenharia (IME). Estarão presentes à cerimônia de inauguração o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, o presidente da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Alfredo Tranjan Filho, o presidente do CNPq, Carlos Alberto Aragão, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Luiz Edmundo Horta, e o comandante do Instituto Militar de Engenharia (IME), general de brigada Amir Elias Abdalla Kurban.
- Publicado em - 28/04/2014