/Coppe promove evento de boas-vindas aos novos alunos
- Local: Auditório do Centro de Tecnologia 2 (CT2)
- Data: 11/03/2013
- Hora: 9:00
Palestra sobre patentes é uma das novidades do evento de boas-vindas aos alunos da Coppe deste ano, que ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 11 de março, a partir das 9 horas, no auditório do Centro de Tecnologia 2 (CT2). Cerca de 300 alunos são esperados para o evento, que já se tornou tradição na instituição.
Os novos alunos serão recebidos pelo diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, que apresentará a estrutura e as atividades da instituição. Em seguida, o diretor acadêmico da Coppe, Edson Watanabe, discorrerá sobre a importância de inovar, tema que considera fundamental para despertar o interesse dos engenheiros brasileiros pelo empreendedorismo e a inovação.
“A maior parte dos alunos anseia por um bom emprego numa estatal ou grande empresa, com garantias e estabilidade. Isso é bom, mas é pouco se pensarmos no crescimento do Brasil. Ainda que ingressem numa grande empresa, é importante que nossos alunos despertem para a inovação, a fim de que façam a diferença na profissão e na contribuição ao desenvolvimento do país”, diz Watanabe.
Como parte da programação, às 14 horas iniciará uma palestra sobre patentes, com participação de Ricardo Carvalho Rodrigues, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). O pesquisador apresentará os seguintes tópicos: importância da informação contida no documento da patente; conceitos básicos sobre patente; estrutura do documento de patente; fontes de documentos de patentes; e uso efetivo da informação contida em documentos de patente.
Ética e integridade na pesquisa
A integridade e a ética na pesquisa e na publicação será outro tema abordado nas boas-vindas aos novos alunos. Há muitos aspectos ainda pouco conhecidos ou divulgados. Embora não seja frequente na instituição, é importante advertir os novos alunos desse problema, especialmente mais difundido com o advento da internet.
“Algumas pessoas acreditam, por exemplo, que alguns artigos publicados na internet são livres, quando nem sempre o são. Trabalhamos esses aspectos do ponto de vista educacional. Há alunos que erram pensando que estão acertando”, ressalta o diretor acadêmico da Coppe.
Sobre a Coppe
A Coppe, que completa 50 anos em 2013, é a instituição brasileira de pós-graduação em engenharia com o maior número de conceito 7, o mais alto do sistema, segundo avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgada em 2010. Dos seus 12 programas, seis têm conceito 7, atribuído aos melhores centros de pesquisa do mundo. Até 2011, a Coppe formou 9.754 mestres e 3.205 doutores.
Por meio de parceria entre a Coppe e a Escola Politécnica da UFRJ, graduandos podem cursar disciplinas da pós-graduação durante a graduação. Com essa medida, o aluno pode concluir o mestrado na Coppe em menos tempo, pois as disciplinas poderão valer como crédito. Outra vantagem é que o estudante pode participar de pesquisas desenvolvidas nos laboratórios da Coppe e de projetos realizados pela instituição em convênio com empresas.
- Publicado em - 24/04/2014