Lista completa

/Coppe promove seminário sobre ética na pesquisa

  • Palestrantes: Renan Almeida, Sonia Maria Vasconcelos
  • Local: Auditório da Coppe, bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária – Ilha do Fundão
  • Data: 22/10/2012
  • Hora: 12:00

A Coppe/UFRJ promoverá, em 22 de outubro, às 12 horas, o seminário Pesquisa Científica e Integridade Acadêmica. O objetivo é dar aos participantes uma visão ampla das características e da importância da comunicação escrita em ciência, de forma a tornar mais precisas as informações e linguagens usadas nas teses de doutorado, dissertações de mestrado, revistas especializadas e trabalhos publicados em congressos. O evento será realizado no auditório da Coppe, no bloco G, sala 122, do Centro de Tecnologia, Cidade Universitária.

O seminário, promovido pela Diretoria Acadêmica da Coppe e pelo Espaço Coppe Miguel de Simoni, terá como palestrantes os professores Renan Almeida, do Programa de Engenharia Biomédica da Coppe/UFRJ, e Sonia Maria Vasconcelos, do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ. Ambos ministraram as aulas do curso de Metodologia Científica e Integridade em Pesquisa, implantado pela Coppe no início do ano.

O diretor de Assuntos Acadêmicos da Coppe, Edson Watanabe, lembra que o Brasil vem se destacando no cenário internacionalna área científica. O país já ocupa a 13ª posição no ranking de produção científica mundial e responde por 2,7% do que é publicado em periódicos indexados. De acordo com o professor, as publicações científicas de alto impacto e pesquisadores qualificados são fundamentais num centro de excelência, mas terão pouco valor, caso os estudos não sejam realizados com ética, responsabilidade e alto padrão de integridade.

“Os pesquisadores precisam estar muito atentos ao que publicam, para que parte de seus estudos não seja interpretada como fraude. Indicar corretamente a fonte é fundamental nos trabalhos, dissertações de mestrado, teses de doutorado ou periódicos científicos”, alerta Watanabe.

O professor lembra ainda que o mesmo nível de cuidado é necessário no desenvolvimento de novas tecnologias. “Um aluno de doutorado, por exemplo, deve sempre analisar, com ajuda de seu orientador, o que é de fato inovador e inédito em seu estudo. A propriedade intelectual conferida a ele só é válida para sua inovação. O que usou como base deve ser citado, com os devidos créditos do autor”, ressalta o professor.

  • Publicado em - 24/04/2014