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/Debate Os desafios e as oportunidades da TV digital

  • Local: Auditório da Coppe, bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária – Ilha do Fundão
  • Data: 26/09/2006
  • Hora: 13:00

A opção pelo modelo japonês foi apenas a primeira de uma série de escolhas e decisões que deverão ser tomadas durante o processo de implantação da TV digital no Brasil. Atentos a oportunidades que surgirão com a conversão da mídia mais presente na vida dos brasileiros, especialistas, empresários e representantes de governo estarão reunidos na COPPE, dia 26 de setembro, para o lançamento do Ciclo de Seminários Rio Digital. “Os desafios tecnológicos da TV Digital” e “Oportunidades de Negócios” são alguns dos temas que serão debatidos durante este evento, que está sendo promovido pela COPPE e pelo Parque Tecnológico da UFRJ. O evento será realizado, das 13 às 18 horas, no auditório da COPPE, que fica no bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Ilha do Fundão.

A abertura do Ciclo contará com a presença da Diretora da COPPE, professora Angela Uller, do Diretor Executivo do Parque Tecnológico do Rio, Mauricio Guedes, do Secretário de Estado de Planejamento e de Integração Governamental, Tito Ryff, e do Diretor Executivo da RIOSOFT, Benito Paret. Confira abaixo a programação.

O Rio de Janeiro reúne algumas das mais importantes instituições do país na área de informática e conta com um time de especialistas reconhecido internacionalmente pela inovação e qualidade na produção e desenvolvimento de softwares, além de ser o maior pólo de produção de conteúdo audiovisual do país. Segundo a Diretora Acadêmica Adjunta da COPPE, Claudia Werner, uma das coordenadoras do Ciclo, os aplicativos serão itens decisivos para propiciar ao usuário brasileiro uma TV digital ‘inteligente’.

- É preciso esclarecer que a simples conversão de um sistema analógico para o digital não garantirá ao usuário os benefícios que a substituição pode oferecer. Para isso, é preciso escolher desde já a qualidade da TV digital que queremos para o país. Ela pode se resumir a uma caixinha preta instalada ao lado do aparelho, cuja única função será a de propiciar uma imagem melhor definida que a atual, ou tornar-se um portal de oportunidades que poderá viabilizar a inclusão digital de milhões de brasileiros, propiciando - lhes acesso à internet, um ensino à distância dinâmico, acesso a informações e respostas para suas dúvidas e questionamentos, enfim, uma TV que possibilite ao usuário um papel ativo e inteligente diante da telinha, ressalta Claudia.

Os empresários também esperam que a TV digital propicie a abertura de novos mercados. Com os aplicativos, os usuários poderão fazer compras por meio da TV, de forma mais simples do que hoje o fazem aqueles que dispõem de computador e internet. Será possível, por exemplo, comprar um produto que está sendo usado por uma pessoa em destaque na tela, conseguir acessar mais informações sobre o tema de um documentário exibido na TV, ou mesmo ter a chance de fazer perguntas e obter respostas do seu ator ou escritor preferido. “São inúmeras as possibilidades, mas para que os brasileiros tenham acesso a elas, é preciso optar por uma TV digital interativa e desenvolver os aplicativos necessários para viabilizar a interação”, afirma Werner.

Programação

13:00 – Abertura

Angela Uller - Diretora da COPPE / UFRJ
Maurício Guedes - Diretor - executivo do Parque Tecnológico do Rio
Tito Ryff - Secretário de Estado de Planejamento e de Integração Governamental
Benito Paret - Diretor-executivo da Riosoft

13:30 - 15:30 – Mesa 1: Desafios Tecnológicos da TV Digital – Pres: John Forman - Presidente da ASSESPRO – RJ
Visão Tecnológica – Eduardo Antônio Barros da Silva - Prof. do Programa de Engenharia Elétrica da COPPE/UFRJ e do Departamento de Eletrônica da Escola Politécnica/UFRJ
Midleware – GINGA – Luiz Fernando Soares - Professor do Departamento de Informática da PUC-RJ
Soluções e Perspectivas – Lorenzo Ridolfi - Gerente de Tecnologia de Telecomunicações e Mídia da ACCENTURE

15:30 - 16:00 Coffe Break

16:00 - 18:00 Mesa 2: Oportunidades de Negócios – Pres: Paulo Coelho - Vice-Presidente do PRODERJ
Efeitos Econômicos Tecnológicos e Sociais – Jorge Chami Batista - Prof. do Instituto de Economia/UFRJ
Expectativas de Negócios – Luiz Fernando Novaes - Vice Presidente de Midia da DPZ e Diretor do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro

18:00 - 18:15 – Encerramento – Cláudia Werner - Diretora Adjunta de Assuntos Acadêmicos COPPE/UFRJ

  • Publicado em - 06/05/2014