/Desmatamento na Amazônia será debatido na COPPE pelo Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas
- Palestrantes: João Paulo Capobianco, Paulo Moutinho
- Local: Auditório do Programa de Engenharia Naval e Oceânica, Centro de Tecnologia, Bloco C, sala 208 - Ilha do Fundão
- Data: 10/06/2005
- Hora: 9:00
O desmatamento recorde de 26.130 km² na Amazônia, ocorrido entre agosto de 2003 e agosto de 2004, equivalente a mais de 8,6 mil campos de futebol destruídos por dia, será debatido nesta sexta, dia 10 de junho, às 9 horas, em um seminário organizado pelo Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. No total, a devastação da Amazônia já atinge uma área de aproximadamente 680 mil km2, (18% do total da área de floresta monitorado pelo satélite do Inpe), maior que os territórios da França e de Portugal. O debate será realizado no Auditório do Programa de Engenharia Oceânica da COPPE/UFRJ, na Ilha do Fundão, Centro de Tecnologia, bloco C, sala 208.
Durante o seminário, haverá uma apresentação do Secretário de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, e do coordenador de pesquisa do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), Paulo Moutinho.
Criado há cinco anos com o objetivo de mobilizar a sociedade em torno dos problemas originados pelas mudanças climáticas e ajudar o governo a orientar políticas públicas, o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas tem como Secretário Executivo o professor Luiz Pinguelli Rosa, coordenador do Programa de Planejamento Energético da COPPE e é composto por 12 ministros de Estado, pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA) e por personalidades e representantes da sociedade civil.
- Publicado em - 08/05/2014