Lista completa

/Exposição mostra relação entre ciência e arte

  • Local: Espaço da Arte da Coppe - Centro de Tecnologia 2 (CT 2) da UFRJ, Rua Moniz Aragão, 360, Bloco 1, térreo, Cidade Universitária
  • Data: 26/08/2014 a 31/10/2014

A Coppe/UFRJ, em parceria com a Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ) e a Casa da Ciência, promove a exposição Interfaces e Fronteiras – Ciência e Arte. A mostra foi aberta no dia 26 de agosto, ficará em cartaz até 31 de outubro e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no Espaço da Arte da Coppe, que fica no Centro de Tecnologia 2 (CT 2) da UFRJ, na Rua Moniz Aragão, 360, Bloco 1, térreo, Cidade Universitária. A entrada é franca.

Levar o público a refletir sobre o encontro entre ciência e arte e sobre as experiências compartilhadas pelos cientistas e artistas é a proposta da mostra, que foi concebida e realizada em parceria pela Coppe/UFRJ, pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe, pela Escola de Belas Artes e pela Casa da Ciência e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro. A exposição é também uma homenagem ao trabalho de arte tecnológica desenvolvido pelo artista e professor Maurício Salgueiro.

A exposição estimula o debate sobre o encontro entre a arte e a ciência e olha para o futuro, apostando nas possibilidades de interação entre elas. A mostra propõe uma leitura diferenciada do processo de criação humana que, em sua contemporaneidade, dilui fronteiras físicas e culturais, questiona conceitos estruturados e propõe novas aberturas voltadas à reflexão sobre a produção do conhecimento.

A coordenação executiva da exposição é de Fernanda Metello, da Coppe/UFRJ; a consultoria em projeto museológico é de Isabel Cristina Azevedo, da Casa da Ciência; a curadoria artística é da professora Angela Ancora da Luz, da Escola de Belas Artes da UFRJ; e a curadoria científica é do professor Paulo Emílio de Miranda, do Laboratório de Hidrogênio da Coppe/UFRJ.

  • Publicado em - 10/02/2015