Lista completa

/Independência tecnológica é tema de palestra dia 16/10

  • Palestrantes: Carlos Alberto Pires Rayol
  • Local: Auditório G-122, Bloco G, do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, na Cidade Universitária
  • Data: 16/10/2014
  • Hora: 10:00

A Coppe/UFRJ promove nesta quinta-feira, 16 de outubro, às 10h, no auditório G-122, a palestra Independência tecnológica: uma escolha para o Brasil, com o engenheiro Carlos Alberto Pires Rayol. Na apresentação, Carlos Rayol destacará temas abordados em seu livro “Independência e Soberania – Uma Escolha para o Brasil”, publicado em 2012. O auditório fica no Bloco G, do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, na Cidade Universitária. A entrada é franca.

A palestra terá como tema a importância central da independência tecnológica na soberania de uma nação. Neste sentido serão abordados tópicos como nações geradoras de conhecimento; panorama global de patentes industriais; marcas comerciais; prêmios Nobel; soberania sobre o parque industrial mundial; e a posição do Brasil no contexto.

Setores industriais em que os líderes mundiais desfrutam dessa condição mesmo não tendo riquezas naturais e os exemplos brasileiros de superação, que comprovam que a decisão política é o fator mais importante, também serão abordados por Rayol. O engenheiro falará ainda sobre os setores industriais que deveriam ser priorizados para o desenvolvimento tecnológico, em função da grande demanda prevista e das potencialidades naturais do Brasil. Inicialmente, a palestra seria proferida no dia 11 de setembro, mas foi transferida para esta quinta-feira, 16 de outubro.

Gerente da Divisão de Meio Ambiente de Transmissão da Eletrobras, Carlos Rayol é engenheiro eletricista formado pela Universidade de Brasília, em 1978. É diplomado em MBA na área de Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral e no Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra.

Durante 10 anos trabalhou na consultora Themag Engenharia, onde desenvolveu atividades de projetos de subestações, testes de equipamentos de alta tensão, automação e proteção para subestações, sistemas metroviários e usinas hidrelétricas em indústrias no Brasil, França, Alemanha, Suécia, Estados Unidos e outros países.

Atuando na Eletronorte, durante 25 anos, desenvolveu projetos de subestações e foi gerente de Meio Ambiente e superintendente de Engenharia de Transmissão. É o inventor de um dispositivo de medição de altura de árvores (Hipsômetro Trigonométrico).

  • Publicado em - 11/02/2015