/IV Simpósio Internacional de Tecnologias e Tratamento de Resíduos
- Local: Casa da Ciência, na Rua Lauro Miller, 3 – Botafogo
- Data: 09/11/2011 a 11/11/2011
- Site: www.getres.ufrj.br
Especialistas de vários países estarão reunidos no Rio de Janeiro, de 9 a 11 de novembro, para apresentar e debater técnicas modernas e eficientes para o gerenciamento de resíduos sólidos. Promovido pela Coppe, o IV Simpósio Internacional de Tecnologias e Tratamento de Resíduos – Ecos de Veneza – é destinado a pesquisadores e técnicos de universidades, centros de pesquisa, agências governamentais, instituições ligadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. O evento será realizado na Casa da Ciência, na Rua Lauro Miller, 3 – Botafogo.
A abertura do simpósio, dia 09, quarta-feira, às 9h30min, contará com a presença do secretário estadual do ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc; do secretário estadual de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Alexandre Cardoso; do reitor da UFRJ, Carlos Antônio Levi da Conceição; do decano do Centro de Tecnologia da UFRJ, Walter Suemitsu; e dos coordenadores do evento, o professor da Coppe, Cláudio Mahler, e a professora da UFRRJ, Adriana Schueler.
No evento, os palestrantes abordaram temas como gerenciamento de resíduos sólidos urbanos em municípios brasileiros, biocombustíveis, créditos de carbono de aterros sanitários, aproveitamento energético do lixo, saneamento energético, aproveitamento da biomassa e as inconsistências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, entre outros.
No dia 9, às 11h30min, o professor Cláudio Mahler, do Laboratório de Geotecnia da Coppe, apresentará um panorama sobre os últimos 20 anos de gerenciamento de resíduos no Brasil. Mahler diz que a gestão de resíduos sólidos é um dos dilemas da sociedade moderna. “Os países desenvolvidos têm adotado soluções cada vez mais eficientes e econômicas, buscando formas mais adequadas de destinação do que simplesmente enterrar os resíduos em aterros sanitários, que ainda é uma prática recorrente em muitas cidades do nosso país”, ressalta o professor da Coppe, um dos coordenadores do Simpósio.
No dia 10, às 16h30min, o pesquisador da Coppe, Luciano Basto, proferirá uma palestra sobre Saneamento Energético, com foco no aproveitamento do lixo, para gerar energia elétrica, e do esgoto como fonte de biodiesel.
Confira a programação completa no site: http://www.getres.ufrj.br.
- Publicado em - 17/04/2014