/Laboratório de Meio Ambiente da COPPE completa 10 anos
- Local: Auditório da Coppe, bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária – Ilha do Fundão
- Data: 24/10/2007
- Hora: 9:30
Pioneiro em diversos estudos no Brasil, voltados a preservação ambiental, o Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente (LIMA) da COPPE está completando 10 anos de atividades, já tendo realizado 55 projetos voltados para a área ambiental, em parceria com instituições públicas e privadas e com organizações não governamentais. Para comemorar, no dia 24 de outubro será realizado um seminário com a presença Dr. Ignacy Sachs, Diretor da École des Hautes Études em Sciences Sociales, de Paris; do Secretário de Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc; do Gerente Executivo de Desenvolvimento Energético da Petrobras, Mouzart Smith Queiroz; e do representante do Ministério do Meio Ambiente, Adriano Santhiago de Oliveira. O seminário terá inicio às 9h30min, no auditório da COPPE, no Centro de Tecnologia, Bloco G, sala 122, Ilha do Fundão.
Na abertura do evento, o Diretor da COPPE, Luiz Pinguelli Rosa, e o Coordenador do LIMA, Emilio La Rovere, farão uma breve explanação sobre as atividades do Laboratório e de sua importância para o Brasil e para o mundo. Após a apresentação, o Gerente Executivo de Desenvolvimento Energético da Petrobras, Mouzart Schmitt de Queiroz, falará sobre a evolução do biodiesel, desde os laboratórios ao processo de produção atual. A última palestra da parte da manhã, com o tema Ações Voluntárias do Brasil para Mitigação e Mudanças Climáticas, será ministrada pelo representante do Ministério do Meio Ambiente, Adriano Santhiago de Oliveira.
No início da tarde, às 13h30min, o Secretário de Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, abordará sobre Planejamento, Tecnologia e Licenciamento Ambiental. Em seguida, o Dr. Ignacy Sachs, Diretor da École des Hautes Études em Sciences Sociales, de Paris, irá proferir a palestra intitulada Uma abordagem interdisciplinar do meio-ambiente na busca do desenvolvimento sustentável. O evento tem seu encerramento previsto para às 18 horas.
Sobre o LIMA
O Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente da COPPE foi criado com o auxílio da área de Ciências Ambientais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT/CIAMB), utilizando recursos do Banco Mundial e do Ministério da Ciência e Tecnologia. O objetivo foi concentrar numa área interdisciplinar os cursos de Mestrado e Doutorado em Engenharia Ambiental, dando ênfase a estudos de Planejamento Ambiental, Geotecnia Ambiental, Gestão Ambiental da Produção, Tecnologia Ambiental, Modelagem Ambiental, Gerenciamento Costeiro e de Bacias Hidrográficas, Acústica Ambiental, Transportes e Meio Ambiete.
Até o momento já foram defendidas no LIMA 13 teses de doutorado e 44 dissertações de mestrado. Com 25 pesquisadores, o Laboratório também conta com a participação de diversos professores dos demais Programas de Engenharia da COPPE, que colaboram tanto nas disciplinas de Pós-Graduação, quanto nos convênios firmados com variadas instituições. Um exemplo foi a colaboração com o Ministério do Meio Ambiente, na Avaliação do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE), considerado um dos mais importantes programas na área ambiental do Governo Federal. A pesquisa do LIMA prevê que até 2010 haverá redução de 80% no índice de poluentes lançados na atmosfera por automóveis, ônibus, caminhões e motos fabricados no Brasil.
Entre os outros projetos já realizados pelo LIMA, também está a elaboração da Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), já implantado nos Planos de Desenvolvimento das empresas de exploração e produção de petróleo e gás natural offshore que atuam na região litorânea do sul da Bahia. O objetivo foi criar para as petrolíferas ações de preservação e defesa ambiental para tornar compatíveis todas as fases de pesquisa, exploração e produção de petróleo e gás natural na região. O programa de AAE foi utilizado pela Petrobras, El Paso, Ipiranga, Petroserv e Queiroz Galvão, e é o primeiro a ser elaborado para o setor privado no Brasil e um dos pioneiros para o setor de Petróleo e Gás Natural. A qualidade dos resultados alcançados com estes trabalhos colaborou para que o LIMA venha se firmando como referência nacional na elaboração de Avaliação Ambiental Estratégica, que também beneficia as demais atividades econômicas, a exemplo do turismo.
Outro estudo em destaque para a área de petróleo é para subsidiar o desenvolvimento e a implantação do Plano de Responsabilidade Sócio-ambiental da Petrobras Distribuidora S.A.. Iniciado em 2004, o estudo do LIMA tem como finalidade estabelecer uma metodologia para dar suporte ao Plano, de forma a colaborar também na definição e avaliação de sua eficácia. A equipe do Laboratório vem auxiliando a Petrobras Distribuidora a otimizar e pautar sua atuação com responsabilidade social, de forma transparente, buscando um comprometimento com a ética e a qualidade de vida dos empregados, de suas famílias, e da sociedade como um todo. A preocupação com a responsabilidade social tornou-se um dos pilares do planejamento estratégico da Petrobras Distribuidora, sendo o LIMA, um dos grandes parceiros nesta missão.
A equipe do LIMA foi a responsável pela elaboração do Manual de Auditoria Ambiental, uma publicação que está entre as pioneiras do gênero no Brasil, sendo de importância estratégica para aqueles que fazem uso desse instrumento de gestão ambiental, de forma voluntária ou para atender a exigências legais. Com financiamento do CNPq, o manual fornece uma metodologia para que as empresas de qualquer setor econômico possam realizar uma auditoria, evitando que suas práticas produtivas resultem em impactos ao meio ambiente. Com a publicação, os interessados passaram a ter acesso as recentes mudanças decorrentes dos códigos empresariais de gestão ambiental, como a Série ISO 14000. Além disso, tornou-se possível a compreensão, de forma mais simples, da forma como a auditoria ambiental contribui para uma melhor gestão pública e empresarial do meio ambiente.
Centro Clima: Estudos voltados para as Mudanças Climáticas
Com a necessidade de realizar estudos que contribuam para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, foi criado nas dependências do LIMA, no início do ano 2.000, o Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Centro Clima), que se tornou referência nacional e internacional em pesquisas relacionadas às mudanças do clima. Sob a coordenação acadêmica do professor e Diretor da COPPE Luiz Pinguelli Rosa, o Centro ficou responsável, no Brasil, pelos critérios e pela análise técnica de todos os projetos propostos ao banco de projetos BM&F de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). O objetivo é estimular o mercado de carbono para que iniciativas como essa possam ser bem sucedidas, gerando créditos e desenvolvimento sustentável para o Brasil.
Além de avaliar as intenções de projetos de MDL enviados à bolsa e responder pelo parecer final de cada um deles, os pesquisadores do Centro Clima colaboraram na elaboração técnica do formulário da Bolsa de Mercadorias e Futuros para o cadastramento de intenções de projetos. O Centroclima é um é o único centro de pesquisa responsável pelo processo de avaliação das intenções dos projetos enviados à Bolsa. O aval dado pelo laboratório a cada um dos projetos é uma referência qualitativa para a instituição financeira, que propicia credibilidade e confiança ao investidor.
O banco de projetos BM&F é um sistema eletrônico para registro de informações relacionadas a projetos de MDL, já validados ou em fase de estruturação, bem como de potenciais compradores. Assim, investidores qualificados poderão divulgar suas intenções em entrar no mercado de créditos a serem gerados por projetos de MDL. O banco é uma iniciativa da Bolsa de Mercadorias e Futuros, em convênio com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e a Fundação Getúlio Vargas.
No Centro Clima já foram defendidas seis teses de doutorado e sete dissertações de mestrado. Atualmente com 15 pesquisadores, o Centro desenvolve desde sua fundação estudos voltados para o mercado de Crédito de Carbono e inventários de Redução de Gases de Efeito Estufa.
- Publicado em - 05/05/2014