Lista completa

/Livro aborda Geopolítica e Gestão Ambiental de Petróleo

  • Local: Livraria Argumento, Rua Dias Ferreira, 417, Leblon
  • Data: 01/04/2008
  • Hora: 19:00

Fruto de estudos realizados nos últimos três anos, no Programa de Planejamento Energético (PPE) da COPPE, será lançado no próximo dia 1º de abril o livro Textos de Discussão em Geopolítica e Gestão Ambiental de Petróleo. Organizada pelos professores da COPPE Alexandre Szklo e Alessandra Magrini, a publicação reúne artigos que discutem explicações usualmente apresentadas para justificar o aumento dos preços do petróleo e as incertezas em relação à expansão de sua oferta e demanda, e questionam até que ponto a gestão ambiental se tornou parte da estratégia da indústria petrolífera. Editado pela Interciência, com apoio da FAPERJ, o livro será lançado, às 19 horas, na Livraria Argumento, na Rua Dias Ferreira, 417, Leblon.

As duas primeiras partes da obra apresentam estudos realizados para a disciplina de doutorado Mercado Internacional de Petróleo e sua Geopolítica, ministrada pelos professores Alexandre Szklo, Giovani Machado e Roberto Schaeffer, que também assinam artigos na publicação. Os autores abordam temas como o gargalo do refino e o novo patamar de demanda e fazem uma avaliação do crescente consumo de petróleo na China e da vulnerabilidade socioeconômica dos países membros da OPEP. Também traçam um panorama para o Brasil, incluindo projeções de preço e do pico da produção de petróleo, a inserção de combustíveis alternativos na matriz energética, a relação entre o etanol e a gasolina, e a integração do refino com a petroquímica.

Na terceira parte da obra, são apresentados estudos que avaliam a integração entre o planejamento estratégico e a gestão ambiental no segmento de petróleo e gás, e a postura empresarial da indústria química em relação ao desenvolvimento sustentável. Os estudos foram realizados na disciplina de doutorado Gestão Ambiental na Indústria do Petróleo, ministrada pela professora Alessandra Magrini.

Dedicados ao uso da água, os três últimos capítulos trazem uma análise comparativa das condições e padrões de lançamento de efluentes nos corpos hídricos brasileiros, destacando a regulamentação do reuso da água em refinarias, a política de recursos hídricos no Brasil e seus reflexos sobre a gestão da água na indústria.

  • Publicado em - 05/05/2014