/Livro conta a história dos transportes no Brasil
- Local: Edifício do CEFTRU, Campus Universitário Darci Ribeiro da Universidade de Brasília, DF
- Data: 10/12/2003
- Hora: 19:00
Será lançado amanhã, dia 10, o livro “Transportes no Brasil: história e reflexões”, de Oswaldo Lima Neto (coordenador), Romulo Orrico, Joaquim Aragão, Enilson Santos, José Meneses Senna e Anisio Brasileiro. Elaborado por solicitação do GEIPOT - Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes, o livro conta a história dos transportes no Brasil, do pré-descobrimento até o programa de concessões do Governo Fernando Henrique. O lançamento será 19 horas, no Edifício do CEFTRU, Campus Universitário Darci Ribeiro da Universidade de Brasília, DF.
Os seis engenheiros recorreram a museus, bibliotecas, periódicos e historiadores, formando uma base de dados e informações recolhidas ao longo de um ano e meio. Desse trabalho surgem fatos curiosos sobre a movimentação dos índios antes de Cabral. Os nativos, em função da vida nômade e do desejo de conquista de novas áreas, abriram as primeiras trilhas, que tiveram importante papel no desbravamento do interior. Os estudos revelam indícios de que o chamado Caminho do Paebiru, ligando São Vicente (São Paulo) até o Paraguai, não era apenas uma lenda.
Na era do descobrimento do Brasil, as primeiras grandes trilhas surgiram para ligar os locais de extração do pau-brasil aos pontos de embarque ao longo da costa, entre Pernambuco e o Rio de Janeiro. O transporte da carga para curtas distâncias era feito por índios domesticados. Com o aumento da devastação, a extração se interiorizou e os troncos eram arrastados ao longo das trilhas, contribuindo para consolidação desses eixos.
As Bandeiras, no século XVII, abriram a primeira rede de transporte brasileira, que ligava o Sudeste ao Norte e Nordeste, via região Centro-Oeste. Com isso chegaram até o Maranhão, além de alargarem a fronteira territorial do Brasil.
Uma descoberta histórica refere-se às concessões, que começaram no Brasil a partir de 1503. Para melhorar as finanças de Portugal, o rei concedeu o monopólio do comércio com a colônia a um grupo de mercadores, liderado por Fernando de Noronha. Os apontamentos históricos revelam que o primeiro modelo de concessões brasileiro durou até 1517. O livro fecha com uma análise crítica preliminar do programa de concessões dos transportes do governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso.
- Publicado em - 09/05/2014