Lista completa

/Precursor em novos materiais para restauração óssea fala na Coppe

  • Palestrantes: Robert Hill
  • Local: Auditório do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe, sala 212, bloco F, Centro de Tecnologia, Ilha do Fundão
  • Data: 03/09/2009
  • Hora: 12:00

Amanhã, dia 3 de setembro, às 12 horas, o professor Robert Hill, da Faculdade de Odontologia da Queen Mary University, estará na Coppe para proferir uma palestra sobre vidros bioativos e suas aplicações na medicina e na odontologia. Doutor em Física de Polímeros, Hill foi precursor no desenvolvimento de novos materiais que atualmente são utilizados pela indústria na fabricação de produtos para restauração óssea. A conferência será no auditório do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe, sala 212, bloco F, Centro de Tecnologia, Ilha do Fundão.

Robert Hill desenvolve estudos na área de biomateriais, com ênfase em cimentos ionômero de vidro. Além de proteger e fortalecer os dentes, os vidros bioativos são materiais capazes de estimular a produção de células ósseas e que são eliminados pelo organismo após cumprirem essa função.

Segundo os organizadores do evento, o professor Luiz Henrique de Almeida e a aluna de doutorado Tais Munhoz, ambos do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe, com o envelhecimento da população, vem ocorrendo um grande aumento da demanda por materiais que possam substituir os ossos.

“A tendência é de que cada vez mais sejam desenvolvidas novas substâncias capazes de interagir com o organismo, estimulando a formação óssea e facilitando a integração com implantes metálicos. Alguns vidros bioativos podem também ser utilizados como aditivos em pastas de dente para reduzir a sensibilidade dentinária, aquela dor aguda, curta e passageira que as pessoas sentem nos dentes, quando a dentina está exposta”, conclui a dentista Tais Munhoz, doutoranda em engenharia na Coppe.

  • Publicado em - 29/04/2014