/Recursos Hídricos e Clima são temas de seminário na Coppe
- Local: Auditório do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG) da Coppe - Rua Pedro Calmon, s/n, Cidade Universitária
- Data: 20/06/2011
- Hora: 9:30
O Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (Ivig), da Coppe, realiza, segunda-feira, dia 20 de junho, no Rio de Janeiro, o 1º Seminário MDL-H20: Sub-rede de Recursos Hídricos e MDL, a partir das 9h30, no auditório do Instituto. O objetivo deste encontro é dar o pontapé inicial na construção da Sub-rede de recursos hídricos e clima, vinculada à Rede Clima. Na oportunidade, serão apresentados o projeto da Sub-rede e os estudos sobre as necessidades de fortalecimento institucional e capacitação técnica, entre outros tópicos.
A proposta de criação da Sub-rede teve início com o desenvolvimento do Estudo do Potencial e de Restrições de Uso do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo nos temas de interesse da Gestão Recursos Hídricos no Brasil, criando iniciativas e apoiando ações que levem em conta os aspectos de mitigação, impactos, vulnerabilidade e adaptação, de modo a estimular a cooperação e a integração nacional entre grupos de pesquisa. Esse estudo é fruto de um convênio assinado pelo Ivig com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).
O seminário será coordenado pelos professores Luiz Pinguelli Rosa e Marcos Freitas e contará com a presença de secretários estaduais e técnicos da área de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Rede Clima - A Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais foi instituída pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) no final de 2007 e tem como objetivo principal gerar e disseminar conhecimentos para que o Brasil possa responder aos desafios representados pelas causas e efeitos das mudanças climáticas globais. A economia brasileira tem expressiva base em recursos naturais renováveis, o que torna o país potencialmente vulnerável às mudanças climáticas, vulnerabilidade esta acentuada pelas disparidades regionais de desenvolvimento. A Rede Clima é constituída de uma Secretaria Executiva, no Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), e dez sub-redes temáticas, entre elas a sub-rede Mudanças Climáticas e Energias Renováveis, coordenada pelo professor Luiz Pinguelli.
- Publicado em - 16/04/2014