/Rio vai sediar evento internacional na área de microeletrônica
- Local: Rio Othon Palace Hotel, Copacabana, Rio de Janeiro
- Data: 03/09/2007 a 06/09/2007
- Site: www.sbcci.pads.ufrj.br
Um dos calcanhares de Aquiles da balança comercial brasileira – os componentes eletroeletrônicos utilizados nas áreas de informática, telecomunicações, automação, entre outras – será um dos principais temas do Chip in RIO 2007, a ser realizado de 3 a 6 de setembro no Rio Othon Palace Hotel, em Copacabana. Promovido pela COPPE, Escola de Engenharia da UFRJ e Sociedade Brasileira de Microeletrônica, o evento reunirá mais de 400 pesquisadores e profissionais de vários países para apresentar e debater os recentes avanços da área de microeletrônica no mundo.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), os componentes eletroeletrônicos corresponderam em 2003 a 57% de todo o complexo eletrônico importado pelo Brasil. O valor total de importação neste ano foi de 5,6 bilhões de dólares. Segundo o coordenador do evento, Antonio Petraglia, professor do Programa de Engenharia Elétrica da COPPE, em 22 de janeiro 2007 o governo brasileiro começou atuar para minimizar os prejuízos, ao adotar a Medida Provisória 352, que dispõe sobre os incentivos à indústria de componentes eletrônicos semicondutores e sobre a proteção à propriedade intelectual dos projetos de circuitos microeletrônicos. “Mas ainda temos um longo caminho a percorrer se quisermos chegar a resultados próximos aos obtidos pela Índia, por exemplo, que já viveu um cenário parecido com o brasileiro e hoje ocupa a segunda colocação no ranking de países que mais crescem no mundo”, desafia Petraglia. Segundo o professor da COPPE, no setor de microeletrônica, o avanço indiano com a indústria de projetos na área de semicondutores faturou US$3,3 bilhões em 2005, além de criar 75 mil novos postos de trabalho. A previsão de crescimento do setor, de acordo com a Sociedade de Semicondutores da Índia, é otimista, e visa chegar à marca de US$ 43 bilhões em faturamento e 780 mil novos empregos em 2015. Segundo a revista norte-americana Scientific American, 30% do Produto Interno Bruto da maior economia do mundo são provenientes de produtos essencialmente eletrônicos, o que mostra a importância desde setor na economia global.
Um dos destaques da programação do Chip in RIO 2007 é o painel sobre A implementação da política industrial e tecnológica brasileira para a área de microeletrônica, que será realizado dia 4 de setembro, às 18:30 horas, e contará com a presença de Altamiro Susin (Sociedade Brasileira de Microeletrônica), Armando Gomes (Freescale Semiconductor Brasil), Henrique de Oliveira Miguel (Coordenador Geral de Microleletrônica, MCT), Maurício Neves (BNDES) e Pedro Alem (Agência Brasileira para o Desenvolvimento Industrial). Confira a programação no site abaixo.
http://www.sbcci.pads.ufrj.br
- Publicado em - 05/05/2014