/Seminário Perspectivas das Fontes Alternativas de Energia no Brasil
- Palestrantes: Dilma Roussef, Luiz Pinguelli Rosa, Maurício Tolmasquim e outros
- Local: Auditório da FIESP, Av. Paulista, 1313, 15º andar, São Paulo
- Data: 03/12/2003
- Hora: 8:00
Qual o papel reservado às fontes alternativas no Novo Modelo do Setor Elétrico? O Modelo criará um am-biente propício ao desenvolvimento destas fontes no Brasil? A atual conjuntura de sobreoferta de energia afeta as perspectivas de longo prazo? Estas são umas das principais perguntas que especialistas da área estão fazendo constantemente, estando ansiosos por uma resposta, ainda mais com as perspectivas de mudanças na matriz energética.
Para debater as políticas públicas relacionadas às fontes alternativas no Brasil e os problemas para o desenvolvimento de um ambiente de mercado propício, o Centro de Economia Energética e Ambiental (CENERGIA), do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) estão promovendo o Seminário Perspectivas das Fontes Alternativas de Energia no Brasil, a ser realizado no dia 02 de dezembro, em São Paulo, com a presença da Ministra de Minas e Energia Dilma Roussef e do Presidente da Eletrobrás, Luiz Pinguelli Rosa.
Durante o evento, O Secretário Executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Maurício Tolmasquim, estará lançando o livro Fontes Alternativas de Energia no Brasil,. Coordenada pelo Se-cretário, a obra apresenta uma importante pesquisa sobre fontes como biomassa; resíduos de lixo e óleos vege-tais; PCH; eólica; solar térmica; solar fotovoltaica; heliotérmica; hidrogênio; pilhas a combustível; e energia das ondas. O estudo foi realizado diversos especialistas de renomadas Universidades e Centros de Pesquisas do país. Os autores acreditam que esta publicação será fundamental para a discussão do papel das fontes alternativas na Matriz Energética Brasileira, uma vez reconhecidas suas externalidades ambientais.
Para cada uma das fontes alternativas de energia foram discutidos temas como: a descrição das tecnologias e sua evolução mundial e no Brasil; o potencial existente; a viabilidade econômica, avaliando a questão dos cus-tos; os impactos ambientais; a identificação de barreiras à penetração da tecnologia (econômica, financeira, polí-tica- institucional e sócio-cultural); a estratégia de desenvolvimento da tecnologia, analisando os mecanismos de fomento já desenvolvidos no Brasil; e algumas experiências internacionais. Além disso, o livro ainda traz suges-tões de novas políticas e estimativas de recursos necessários para promoção do desenvolvimento tecnológico das fontes pesquisadas.
O Seminário será realizado no auditório da FIESP, na Av. Paulista, 1313, 15o andar, em São Paulo.
Programação
8h às 8h30 – Credenciamento
8h30 às 10h – Abertura
MME – Ministra Dilma Vana Roussef
MCT – Dr. Cláudio Júdice (representando o Ministro Roberto Amaral)
MAPA – Dr. Ângelo Bressam Filho (Diretor do Deptº do Açúcar e do Álcool)
Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – Dr. José Roberto Moreira ou Dra. Suani C. Teixeira (Secretária Ad-junta)
FIESP – Presidente Horácio Lafer Piva
COPPE – Diretora Ângela Uller
PPE/COPPE – Coordenadora Alessandra Magrini
10h às 12h – Painel (Mesa 1)
A Inserção Sustentável das Fontes Renováveis na Matriz Energética
MME – Secretário Executivo Mauricio Tiomno Tolmasquim
ANEEL – Dr. Fabiano da Rosa Carvalho – Assessor da Diretoria
ONS – Diretor Presidente Mário Santos
ELETROBRÁS – Presidente Luiz Pinguelli Rosa
PETROBRAS – Gerente de Energias Renováveis Mozart Schmitt de Queiroz
MODERADOR - Diretor do DEINFRA/FIESP Pio Gavazzi
CENERGIA – Ricardo Gorini de Oliveira
12h às 13h – Lançamento dos livros: “Fontes Renováveis de Energia no Brasil” e Alternativas Energéticas Sustentá-veis no Brasil”.
Secretário-executivo MME Mauricio Tiomno Tolmasquim
13h às 14h30 – Almoço
14h30 às 17h – Painel (Mesa 2)
O papel do governo e da iniciativa privada na viabilidade de fontes alternativas; política de fomento, oportunidades de negócio e a Parceria Público Privada.
BRASCAN – Idel Metzger (Parceria Público Privado PPP)
APMPE - Ricardo Pigatto (Perspectiva PCH)
UNICA – Onório Kitayma (Perspectiva Biomassa)
CBEE - Everaldo Feitosa (Perspectiva Eólica)
ABEER - Ruberval Baldini (Perspectiva Solar)
MME – Laura Porto – Diretora de Energias Renováveis
MODERADOR – Diretor do DEINFRA/FIESP Pio Gavazzi
CENERGIA – Jeferson Borghetti Soares
- Publicado em - 09/05/2014