Lista completa

/Tecnologias para Inclusão Social de Deficientes Físicos é tema de seminário na COPPE

  • Palestrantes: Diversos
  • Local: Centro de Tecnologia, Bloco G, Sala 122, na Cidade Universitária, Ilha do Fundão
  • Data: 16/05/2008 a 19/05/2008
  • Site: www.seminarioinclusao.ufrj.br

Preconceito, Inclusão e Deficiência é o tema do seminário que será realizado, de 16 a 19 de maio, no Rio de Janeiro. Promovido pelo Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social da COPPE/UFRJ e pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB, o seminário reunirá pesquisadores nacionais e estrangeiros que atuam em diferentes áreas do conhecimento, mas com trabalhos que têm um objetivo em comum: a inclusão social. As conferências serão realizadas no Auditório da COPPE, no Centro de Tecnologia, Bloco G, Sala 122, na Cidade Universitária, Ilha do Fundão.

Durante o evento, o mestre em engenharia pela COPPE, Manuel Cardoso, fará uma apresentação especial sobre novas tecnologias voltadas para o portador de deficiência de movimentos e da fala. O pesquisador, que é professor da Universidade Federal do Amazonas, vai apresentar aparelhos que desenvolveu para diminuir a barreira de comunicação dos deficientes, facilitando inclusão social. Um deles, denominado Mouse Ocular, possibilita a um tetraplégico utilizar o computador com um simples movimento do globo ocular.

O aparelho projetado por Manuel contou inicialmente com a colaboração de seus alunos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Amazonas, tendo mais tarde apoio da empresa CCE. “Com a verba fizemos o primeiro teste, com sucesso, num paciente do Hospital Universitário de Manaus”, relata o pesquisador. Na Fundação Paulo Feitoza (FPF), empresa onde engenheiro aperfeiçoou seus projetos e é mantenedora dos mesmos, dois funcionários utilizam o mouse ocular.

O pesquisador também vai mostrar no seminário um dispositivo, baseado numa Luva de Realidade Virtual, o qual denominou A Voz do Mundo. O dispositivo possui 21 sensores distribuídos pelos dedos e na palma da mão. Conectado a um computador portátil, colocado na cintura do paciente, ele identifica os gestos da mão que representam as letras do alfabeto na linguagem de sinais LIBRA, possibilitando o reconhecimento e montagem de palavras e frases. Com um gesto diferenciado da mão, que denota um comando de síntese da frase, o computador sintetiza em voz eletrônica, no auto-falante, a frase descrita pelos gestos da mão com a luva.

A pesquisadora do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social da COPPE/UFRJ (LTDS), Cristina Maria Barros de Medeiros, vem desenvolvendo estudos na área de gestão pública voltada a portadores de deficiência física. A pesquisadora defendeu em 2002, na COPPE, uma tese de mestrado sobre Mudança de Paradigma de Gestão no Serviço Público para Portadores de Deficiência Física, sob a orientação do professor Roberto dos Santos Bartholo Junior, coordenador do LTDS. Cristina adverte que o sistema precisa conhecer as reais necessidades dessas pessoas para atendê-las de uma forma adequada. “Muitas vezes, o problema vai além da deficiência e abrange questões de ordem financeira ou ausência de um diagnóstico preciso das possibilidades e limitações do familiar”, afirma.

As inscrições para o seminário são gratuitas e serão concedidos certificados de participação. As informações sobre os procedimentos para as inscrições estão disponíveis no site do evento (www.seminarioinclusao.ufrj.br), ou podem ser solicitadas pelo e-mail: seminario@ltds.ufrj.br.

Programação Completa

16/05

8:00 às 9:30 – Sessão e Conferências de abertura
Dr. Roberto Bartholo - Alteridade e preconceito
Dr. Marcel Bursztyn – Modernidade técnica e exclusão social

10:00 às 12:30 – Seminário:Escola, preconceito e deficiência
Dra. Gilberta Januzzi - UNICAMP - Escola e inclusão: é possível o diálogo

14:00 às 17:00 h – Reunião dos Grupos de Trabalho

17/05

9:00 às 12:00 – Seminário:Profissionalização, preconceito e deficiência
Dra. Susana Finquelevich – Universidade de Buenos Aires - Inclusão sócio-laboral através da internet: as pessoas com necessidades especiais.
Dra. Leda Azevedo – Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Presidente do Centro Integrado de Atenção a Pessoas Portadora de Deficiência – CIAD
Dra. Izabel Maria Madeira de Loureiro Maior – Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenadoria Nacional para integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE)

14:00 às 17:00 – Reunião dos Grupos de Trabalho

18/05

9:00 às 12:00 – Seminário: Saúde, artes, lazer e esportes
Dr. Jairo Werner Jr. – Universidade Estadual do Rio de Janeiro A medicalização da vida do deficiente como barreira para a inclusão social.
Dr. Roxelio López – Centro de Estudos e Investigacións Turísticas – Universidade de Santiago de Compostela – Espanha – Acessibilidade e práticas turísticas inclusivas.
Dra. Elizabeth Tunes – CDS/UnB

14:00 às 17:00 – Reunião dos Grupos de Trabalho

19/05

9:00 às 12:00 – Seminário: Perspectivas e possibilidades mediacionais para a inclusão do deficiente
Dra. Tânia Rodrigues da ANDEF- Esportes, artes e lazer: criando novas possibilidades.
Anne M. Donnellan, Ph.D. Professor Interim Vice President of Academic Affairs and Provost University of San Diego

14:00 às 17:00 – Conferência de encerramento
Dra. Elizabeth Tunes – CDS/UnB - Preconceito, Inclusão e Deficiência: o preconceito no limiar da deficiência.

Sessão plenária para leitura, discussão e aprovação do documento final do Seminário

Mostra: Engenharia de novos recursos mediacionais para inclusão social do deficiente

  • Publicado em - 08/05/2014